A Mãe do Autista

A Mãe do Autista
...Investi tudo naquele olhar...Tantas palavras num breve sursurrar...paixão assim não acontece todo dia!

terça-feira, 19 de abril de 2011

VIVÊNCIAS AUTÍSTICAS: Crianças Autistas entram em campo

VIVÊNCIAS AUTÍSTICAS: Crianças Autistas entram em campo: "Os jogadores do Avaí que venceram o Concórdia na tarde deste domingo, dia 17, pelo placar de 4 a 0, entraram em campo acompanhados por crian..."

Aos Diretores e Sócios do Avaí Esporte Clube!

O esporte romper barreiras reúne culturas, alivia sentimentos de perda, veja o caso dos meninos do Haiti e a inclusão do esporte proporcionada pelo exército brasileiro.
O esporte ainda é capaz de reunir várias pessoas, o rico, a pobre, o homem, a mulher, a criança.

Incluir o diferente. ah! O diferente... Tão diferente e tão igual; se o assunto é o futebol!

Uma das grandes dificuldades do Autista é a comunicação como um todo, uns chegam a não falar, e por ter um comportamento tão diferente, “tão estranho”, muitas vezes é dito que eles “não querem” se comunicar, eles vivem no “mundo deles”.
Agora, faria muita diferença se as coisas fossem ditas dessa maneira; “não sabe” se comunicar, “não consegue”, algo em seu cérebro não o ajuda!

E se todos nós conhecêssemos um pouquinho dessa síndrome para tentar entender esse “mundo”; E se todos nós ajudássemos nessa comunicação de alguma forma, e se o grito da torcida fosse as suas vozes?

E eu estava ali no campo, junto com os pais e crianças autistas celebrando o nosso dia, e posso afirmar a emoção foi imensa!
E o que é a comunicação?
Seria um conjunto de braços com pêlos arrepiados? Olhos brilhantes, uma respiração mais contida, risos, gritos, pulos, lágrimas?
Se for tudo isso, posso afirmar nessa tarde: nossos filhos comunicaram-se!!!

Como não sentir tudo isso com os aplausos da torcida, pisar num campo de verdade, segurar a mão de um jogador, e como já dizia o Samuel Rosa do Skank:

-Quem não sonhou em ser um jogador de futebol?

Avaí, meu Avaí, em nome: da Lu que tem 20 anos e estava com medo dos foguetes, apreensiva com aquela agitação, e com coragem pisou no campo, sorria muito, ela ama futebol!
Do meu Filho de quatro anos o Guillermo, que também é surdo e tem uma hiperatividade gigantesca, mas que ficou encantado ao entrar de mãos dadas com aquele homem de azul, e se comportou “nesse momento”, rs
Do Cícero de nove anos que é um Avaiano assíduo, ao Maurício que tem 40 anos que pisou firme no campo como um jogador em dia de clássico, ao Rodrigo 12 anos que estava feliz da vida como olhos de faróis, ao Abner um adolescente de 15 anos que veio la do interior do Pará em busca de ajuda e tratamento, que conseguiu emprestado com o visinho um uniforme do Avaí pra entrar no campo com sua mãe, leoa orgulhosa que sozinha e uma máquina de costura sustenta sua família e cuida desse menino encantador!
Que pra mim uma mãe de um menino autista conhecê-la nessa tarde, e ver a felicidade dos dois, foi como receber uma transfusão de coragem e amor!

Em nome do João Pedro e Martín, que não são autistas, mas desde pequeno estão aprendendo a defender a causa das crianças e estavam juntos dos amigos no campo!
Dos demais pais e amigos que ali estavam presentes.
De todos os demais autistas e familiares que ali estavam representados pelos nossos filhos:

Obrigada Dona Nesi, Bonatelli, professor Enio Gomes, toda diretoria do Avaí, pela oportunidade, apoio e carinho!
Lembrando que nossas crianças são pura luz e amor, e ainda por cima “pé quente” porque 4x0! Não tem preço!

Alessandra Gutierrez Gomes da Cruz, mãe do Gui e do Martín
Representando o GAIA-Florianópolis.

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Fuga III

Extra extra mais uma fuga de casa, imagina aquela chuva , trovoada, a imagem do caos... em segundos ele pegou a cadeira arrastou até estava a chave que fica no alto, abriu o portão da garagem e se mandou, em segundos ele se enfiou na padaria.

Nesse intervalo já tínhamos ido ao parquinho do condomínio e estávamos apavorados pq ele não estava lá, entrei no carro de uma aluna e dei um giro no quarteirão, qdo ia acionar os bombeiros, descobri que ele tinha roubado 2 ovos Kinder, detalhe ninguém viu na padaria,pequeno e rápido quase um ninja !!!!!!!!!!!!!!!! Ia fugindo por uma rua que ele não costuma passar...socorro!!!!!!!!!!!!!!!!!
Ele abre tudo, vou ter que mudar todo sistema de fechaduras da casa, acho que algo tipo 007!
Olha haja adrenalina, depois fico aquele trapo que já havia comentado.

Bola de ferro no pé!

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Fuga nº 2

Nossa o Gui acabou de fugir...pegamos ele num condomínio perto da minha casa, minha bússula coração me mandou pra la, enquanto o pai disparou em direção Beira Mar Norte, qdo há algum problema eu tendo a ser muito ágil, e enfrentar mas qdo passa o perigo...estou com um P dor de cabeça! :(
Por que os autistas fogem tanto!!!!!!!!!!!!

domingo, 10 de abril de 2011

TIC TAC TIC TAC SUS!

Esqueci de acender a velinha , dia 18 de Março fez exatamente 1 ano que estive no pediatra do SUS, ele me encaminhou a psicóloga , e só ela poderia encaminhar a algum neuropediatra ou psiquiatra para fazer o diagnóstico do Gui.

Ainda bem que consegui correr nesses 3 anos pelo particular e alguma coisa pela UNIMED, se não nem sabia o que tinha a criança!

Muito dessa grana eu arrecadei num sarau cultural que organizei em casa, ah se não fosse os amigos!

Enquanto isso só a Nossa Senhora da Hiperatividade pra me salvar!!!!!!!!!!

sábado, 2 de abril de 2011

Camisetas fofas

Essa camisestas fofas a mamãe aqui produziu, ficaram lindas, a peça do quebra-cabeças em feutro com enchimento, ela é fofinha, e olhinhos de madeira, aceito encomendas!!!!!!!!!

TUDO AZUL- 2 de Abril Fpolis






“... Nós somos muitos

Não somos fracos

Somos sozinhos nessa multidão

Nós somos só um coração...”





Enfim, saiu nossa caminhada, e estava linda, muitos rostos conhecidos, muitos olhares curiosos querendo saber mais um pouco do outro e através dos sorrisos ali, um era cúmplice do outro, estávamos no mesmo barco, só que agora era diferente, não estávamos sozinhos!


E essa é a essência do viver, da coragem, olhar todos ali foi muito emocionante. Qdo comecei a cogitar esse 2 de abril vinha pensando durante os dias que antecediam que com 3 ou 300, tínhamos que fazer a primeira caminhada. Pensava tbém nos amigos virtuais que aos poucos iam tornando-se reais, e se a internet esta fazendo uma revolução “la pros árabes” derrubando ditaduras, aqui poderíamos levantar essa bandeira e agora somos uma unidade.



Parabéns a AMA, o GAIA, os colaboradores, amigos, familiares, nossos filhos e todos aqueles que de alguma forma nos deram forças pra acreditar que ainda somos capazes de resgatar o que ainda há de mais humano em nós a solidariedade e o bem querer.



Somos tão especiais que o sol driblou a previsão do tempo e veio caminhar. E mais que um ato de conscientização, essa “coisa” de estarmos juntos, nos dá coragem, alívio, em saber quem sim “nós podemos”!



Beijos ALESSANDRA-Gaia