A Mãe do Autista

A Mãe do Autista
...Investi tudo naquele olhar...Tantas palavras num breve sursurrar...paixão assim não acontece todo dia!

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Lola Terapeuta







A bichinha apareceu aqui com 2 meses de idade um “tisco” ainda tinha cheirinho de leite na boquinha, adoro o cheiro da boca de cachorro filhote.
Eu relutei o que deu para não ter cachorros embora seja uma apaixonada por cães e acredito piamente em seu poder terapêutico.

Meu tio apareceu com ela aqui dizendo que qdo chagava perto logo virava de barriguinha pra cima, naquela posição se submisso, perfeito para quem quer um cachorro pra andar com criança.

Se eu tivesse dinheiro gostaria de ter um cão guia para o Guillermo que, atualmente tem se mostrado um apaixonado por cães.

Qdo a Lola chegou era como se ela não existisse, apesar de ser muito lindinha, não despertou interesse algum pelo animal, o que já estava me deixando um tanto frustrada.

Em janeiro levei a cachorra pra casa do meu irmão na praia , e foi lá que a amizade começou.
Comecei a colocar bolinhas de ração na minha mão pra Lola comer, e um dia aquilo lhe chamou a atenção, e estendeu a mão para eu colocar na dele.
Foi só começar, todos os dias próximo aquele horário ele queria dar comida pra cachorra, e ela já andava atrás dele e qdo ele tirava uma soneca lá estava ela deitadinha junto dele.

Era muito engraçado qdo ele queria tocar nela, parecia que tinha alguma impressão em tocar lhe o pelo, uma sensação diferente, nojo, não sei, semana passada começou a pegá-la no colo, e sempre esta lhe dando beijos na cabeça.

Claro que a bichinha é limpinha, vacinada, toma direto remédio de vermes.

Hoje qdo ele acorda a primeira coisa que faz é abrir a porta pra Lola entrar em casa, se esta almoçando atira-lhe pedaços de comida, se ela vem roubar bolachas, ele a empurra com os pés, aprendeu a se defender, ela é bem espertinha, mas ele não é bobo! Nunca ensinei nada disso, são ações que partiram dele.

Ela rouba as peças de quebra-cabeças dele, às vezes ri acha graça, às vezes fica furioso e sai atrás dela, não da descanso pra ele afinal é uma criança tbém ainda vai fazer 1 ano em setembro.

São coisas interessantes de ver a ação e reação, ela propõem e ele joga, demonstra sentimentos, de raiva, alegria, ternura.

Não gosta que ela lhe lamba a cara, mas deixa lamber-lhes as mãos, e eu ficou as vezes olhando essa relação e me apaixono por essa dupla, e encantada por ela conseguir interagir com meu filho, depois da chegada da Lola ele deu um salto na sociabilidade.
Eu ensino truques de jogar algo e ela buscar ele adora, grita , faz sinal de muito bem, qdo ela traz de volta.

E se alguém esta por perto dele que não é da casa, ela anda na tocaia, outro dia a TO dele andou dando uns apertões nele, e ela rosnou não gostou não!


Ela tem uma enorme ternura no olhar, e já sabe certamente a sua missão, estimular o Guillermo!
Ganhou o apelido carinhoso de Lola Terapeuta, uma Fox Paulistinha, branca de manchinhas pretas, pelinho curto, pequenina.







Dicas para escolher um cão:

“Animais tem personalidade, a escolha de um filhote adequado tem quer ser depois dos 4 meses de idade , quando as características ficam mais evidentes, deve-se observar o comportamento na ninhada, junto com os irmãos.Tem os tímidos e medrosos, os extrovertidos, os dominantes que geralmente são mais agressivos e disputam por comida e atenção.Animais que apresentam comportamento agressivo ou medroso, não são ideais para trabalhar com crianças, deve-se preferir aqueles que se deixam manipular com mais facilidade.Um bom teste é colocá-lo de barriga para cima, os amigáveis se deixam manipular sem estressar.”

Com cachorro não da pra se emocionar e logo pegar um pra levar pra casa. Eles dão trabalho, fazem sujeira, tem personalidade.


Qdo vejo, por exemplo, que ela deixa de usar o local estabelecido para as necessidades fico louca, não consigo ensinar meu filho e nem a cachorra, e ficar limpando todo dia aff, teve horas horas que deu vontade de desistir e devolve-la.


Tem que se pensar bem antes de ter um cão; se vc já esta sem paciência com o filho, no nosso caso, autistas, só quem tem sabe com é o dia a dia, tem que ficar ciente que cachorro é outra responsabilidade.


Cães ajudam a diminuir stress em crianças autistas

Segundo uma nova pesquisa, cães-guias especialmente treinados podem reduzir o estresse em crianças com autismo.

Pesquisas anteriores já haviam demonstrado que estes cães podem ajudar crianças autistas em situações sociais e a melhorar a sua rotina diária. Mas o novo estudo é o primeiro a mostrar que eles podem trazer benefícios fisiológicos também.

O autismo é uma série de condições em que as crianças têm problemas para se comunicar, interagir com os outros e se comportar adequadamente em situações sociais..

Os pesquisadores mediram os níveis de cortisol na saliva de 42 crianças com autismo. Normalmente, a produção de cortisol atinge picos cerca de 30 minutos depois que uma pessoa acorda, e diminui ao longo do dia.A resposta do cortisol ao acordar das crianças foi medida antes, durante e após o cão-guia ser introduzido na família.

Os cães foram treinados para serem obedientes e manterem a calma, mesmo em ambientes caóticos..Os resultados mostram que os cães tiveram um grande impacto sobre os níveis do hormônio do estresse das crianças.

Os níveis de cortisol, o hormônio do estresse, diminuíram nas crianças após um cão-guia ser introduzido na família. Os cães também melhoraram o comportamento das crianças, reduzindo o número de problemas relatados pelos pais.

Nas duas semanas antes de os cães serem trazidos às casas, os níveis de cortisol das crianças aumentaram 58% durante os primeiros 30 minutos acordados. Mas quando os cães estavam presentes, essa resposta foi reduzida para um aumento de apenas 10%. E, após quatro semanas, quando os cães foram retirados das casas, a resposta do cortisol voltou a ter um aumento de até 48%.

Os pais também relataram uma diminuição de comportamentos problemáticos e perturbadores de seu filho, como birras, enquanto o cão estava presente. A média do número destes comportamentos caiu de 33, nas duas semanas anteriores à presença do cão, a 25 enquanto o animal fez parte da família.

É qdo o Gui ta muito agitado eu recorro a Lola Terapeuta, e tem dado certo,rs!







quinta-feira, 23 de junho de 2011

Oi Meu nome é Pipoca

O Gui qdo vê esse comercial da gritos e pulos de alegria, ele ama esse "Pipoca"!
É muito fofo!
O Gui puxou a mãe adora cachorros!

http://www.youtube.com/watch?v=KGlxAcZKiDs

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Retina é a chave para maior visão periférica de surdos

Semana passada a educadora especial me contava que o Gui olhava pelos cantos dos olhos,rs, pois muitas vezes estamos tentando mostrar algo e ele parece que nem esta aí ou fazendo outra coisa.

Elas estavam ensaiando para o Boi de Mamão, e para isso mostraram um vídeo, enquanto isso a Interprete de Libras fazia o sinal do boi e do cavalinho.

E ele na nem ai, ela fazia e ele estava montando um quebra-cabeças estratégia que a professora usou para ele ficar na frente da TV.

Depois de muito tempo ele olhou pra Educadora Especial e fez o sinal do cavalo e do boi. Ah que malandro!!!!!!!!

Eu ainda disse pra ela eu tinha impressão que ele tem uma visão periférica, pois as vezes quero a atenção dele qdo esta olhando para frente por exemplo; e balanço os braços na lateral dele, heheheh, ele olha logo.
Ai ai Guigui e seus super poderes, olhos de camaleão, ahhahah

E hoje achei isso:

Retina é a chave para maior visão periférica de surdos
Estudos anteriores apresentavam apenas razões neurológicas

Pupilas foram analisadas através de Tomografia de Coerência ÓpticaInvestigadores da Universidade de Sheffield, no Reino Unido, descobriram o motivo pelo qual pessoas que nasceram surdas ou perderam a audição muito novas têm maior visão periférica.

De acordo com um artigo publicado no “PLoS One”, os cientistas encontraram, em deficientes auditivos, diferenças na distribuição das células do nervo da retina, o que lhes permite ver mais objectos nos extremos do campo de visão e, assim, ter uma melhor percepção do ambiente que os rodeia.

Investigações anteriores já tinham constatado que pessoas com deficiências auditivas viam melhor. No entanto, nesses trabalhos, a explicação assentava em factores relacionados com o córtex visual, a região do cérebro que processa a visão.

Este estudo britânico é o primeiro a explicar que este acréscimo de visão deriva de diferenças no desenvolvimento da retina. Para chegar a estes resultados, os especialistas analisaram as pupilas dos voluntários através de uma técnica denominada Tomografia de Coerência Óptica.

Trata-se de um exame computorizado indolor, que faz diversos cortes ópticos muito finos na retina e avalia a sua espessura e volume, permitindo verificar as alterações anatómicas do nervo óptico. Desta forma, foi possível detectar diferenças entre a formação da retina de pessoas com e sem deficiência auditiva. Os cientistas de Sheffield também avaliaram o campo visual e compararam os resultados com as análises das retinas.

“É a primeira vez que a retina é considerada como uma possibilidade para a ‘vantagem visual’ de pessoas surdas. Como tal, esta descoberta tem implicações na forma como percebemos o seu funcionamento. Com esta informação esperamos melhorar os cuidados visuais para pessoas surdas, pois este é o seu sentido mais importante”, declarou Charlotte Codina, primeira autora do estudo.



terça-feira, 7 de junho de 2011

Belle, artista além do autismo

Eu vi a Belle ao vivo e a cores poucas vezes, a mãe tbém nosso contato é por telefone e a internet, que pra essas coisas considero a melhor coisa que inventaram!

Ser mãe de autista inclui uma jornada diária de atleta rs, e muitas vezes conseguimos nos comunicar com os outros pais graças a tecnologia.

Eu fico muito orgulhosa pela Belle, porque eu me considero um pouquinho "parente" de toda família que eu conheci aqui da minha região, e confesso é maravilhoso qdo somos vistos, por que pela Belle vejo meu filho!

Parabéns Belle pela leveza,o colorido, a simplicidade, a beleza de sua arte, porque a arte reflete o que nós artistas somos!

E você é assim essa luz; porque sua família lhe respeita, lhe ama como você é, lhe inclui; acredita em você !

Olha a Belle Ai gente!!!!!!!!!!!!





“O Autismo não é algo que uma pessoa tenha, ou uma concha na qual ela esteja presa. Não há nenhuma criança normal escondida por trás do Autismo. O Autismo é um jeito de ser, é intrínseco, colore toda experiência, toda sensação, percepção, pensamento, emoção e encontro, todos os aspectos da existência. Não é possível separar o Autismo da pessoa. E se o fosse, a pessoa que você deixaria não seria a mesma com a qual você começou.” – Jim Sinclair – autista, 55 anos .

Conheci o Trabalho de Belle Feier, hoje com 17 anos e diagnosticada autista aos 4, por casualidade, através de uma amiga cujo

filho também é autista. Mães como minha amiga Cris e Kika, a mãe de Belle, que não têm vergonha e sim orgulho e buscam a inclusão de seus filhos na sociedade, permitem que possamos conhecer belas histórias de vida e de arte.
Belle desde pequena, mesmo antes de ser diagnosticada autista, gostava de desenhar. Sua única diferença nesse ponto comparada a outras crianças é que gostava de desenhar junto com seu pai sempre os mesmos desenhos, a rotina e repetição de padrão são características da criança autista.



Com o passar dos anos Belle não só desenhava, mas começou a pintar graças ao apoio de Valéria Llacer, professora de informática na APAE e também mãe de uma criança autista. Valéria ofereceu tela e tintas a Belle para que pintasse e levou uma tela pintada por Belle para um congresso europeu sobre arte autista. A tela de Belle ficou 2 anos sendo exibida na Europa em instituições ligadas ao autismo como maneira de difundir a idéia da arte no apoio e comunicação com autistas. Suas telas são caprichosas, muito coloridas, e com muitos detalhes. A exposição mostrou a
beleza que ela pode produzir, como a arte produzida por ela é bela e equivalente à produzida por outras crianças com talento artístico.

Em Florianópolis, onde mora Belle, a psicopegadoga Sandra Lamb conseguiu o apoio de um restaurante da rota gastronômica de Florianópolis e Belle fez sua primeira exposição com 10 quadros, todos foram vendidos, fez uma segunda exposição com 15 telas e novamente vendeu tudo.

Não sou um grande crítico de arte, mas analisei o trabalho da Belle e facilmente a categorizaria como uma pintora Naïf sem denotar qualquer distúrbio. O fato de Belle ser autista só valoriza o seu trabalho porque além da qualidade estética é uma prova à sociedade que iniciativas como APAE, apoio de
familiares e amigos, que respeitando limites e individualidades podem integrar crianças e adolescentes com autismo à sociedade. À Belle e sua arte desejo sorte e espero, agora que a conheço, poder estar presente em seu próximo vernissage.

Artigo escrito por Fernando Figueiredo. Fernando é colecionador, marchand e relações públicas de artistas, fundador do Artes Figueiredo que orienta e desenvolve carreiras artísticas assim como aconselha e orienta compradores e investidores em arte.Website: http://www.artesfigueiredo.com.brEmail: fernando@artesfigueiredo.com.br






Na caminhada do dia 2 de Abril.















segunda-feira, 6 de junho de 2011

ATA DA REUNIÃO DO GAIAS

Às 15 horas e 30 minutos do dia 28 de maio de 2011, se reuniram nas dependências da igreja Metodista do Itacorubi, os senhores(as) Gilberto Sebrão Junior, Claudio Antonio Lansana, Alessandra Gutierrez Gomes da Cruz, Melissa Mendes, Fernanda Betina Schmidt Lindermann, Joéva Da silva Wühsch, Fernando da Silva, Gisele Wagenfühn Tridapalli, Maria de Lourdes G.Queluz e Erich Walter. O Sr Erich fez uma breve oração pedindo pelo bom andamento da reunião. A sra Alessandra e os sres Gilberto e Erich abriram os trabalhos com um pequeno histórico com as motivações da criação de uma ong voltada para o autismo. O sr Erich leu os estatuto e os demais reunidos auxiliaram nas devidas alterações, sendo aprovada por unanimidade. Foram designados os seguintes integrantes para as diretorias do Grupo de Apoio e Inclusão de AutistaS:
DIRETORIA EXECUTIVA

Diretor superintendente - Gilberto Sebrão Junior - 84140349
Diretor administrativo - Claudio Antonio Lansana - 99027403
Diretor financeiro - Alíria Patrícia - 84027101
Diretor operacional - Fernando da Silva - 99463069
Diretor Jurídico - Erich Walter - 84027101
Diretora Social - Alessandra Gutierrez Gomes da Cruz - 84097565
Diretora Técnica - Gisele Wagenfühn Tridapalli - 99346993

CONSELHO CONSULTIVO
Presidente - Joéva da Silva Wühsch - 88461788
Vice-Presidente - Fernanda Betina Schmidt Lindermann - 99771279
Secretário - Melissa Mendes - 91393533

sábado, 4 de junho de 2011

Se virando sozinho...

Coloquei agora a pouco um DVD e o deixei em cima da cama, senti um silencio e fui ver se já estava dormindo, qdo cheguei sim, já estava e ele mesmo se cobriu com o cobertor! Oh muito fofo!
Durante a janta pegou o arroz na geladeira, o prato, os talheres, qdo olhei pra ele fez o sinal com dedinho que queria beber algo...haja coração!