A Mãe do Autista

A Mãe do Autista
...Investi tudo naquele olhar...Tantas palavras num breve sursurrar...paixão assim não acontece todo dia!

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Danço eu dança você na dança da solidão!

Hoje conversava com uma psicóloga que uma das coisas para os pais que tem filhos autistas com características parecidas com o meu que é a hiperatividade e o comportamento mal adequado é que aos poucos caímos no isolamento.

No meu caso em especial não tenho parentes aqui e tão pouco condições de bancar uma cuidadora ou babá; pelo baixo sálário que ganha um professor fiquei eu em casa cuidando de tudo que se refere a ele, casa,marido outro filho, então  não entra dinheiro pelo meu lado,e minha sobrecarga é grande.

Além de um cansaço cronico,no fim acabamos não saindo por conta dos comportamentos;nos afastamos das pessoas, as pessoas por sua vez vão se afastando de nós.

Eu ainda consigo sair uma vez por mês com amigos em comum nossos aqui ,gosto de dançar isso me alivia, meu marido fica com as crianças e eu vou!
Muitas vezes,algumas pessoas perguntam como o marido "deixa" sair sozinha e bla bla bla, uma vez eu andava de ovo virado cansada ai veio um engraçadinho  paquerar uma amiga e claro "espantou-se" casada, sozinha , como?

Eu não tinha obrigação nenhuma com essa pessoa, mas talvez eu precisasse botar pra fora e o pobre cutucou a onça aqui num dia errado e eu fui falando...

Bom amigo;vc tem filhos?,eu tenho dois,um deles  é autista, surdo,mudo,costuma fugir de casa,a semana que dorme,outras da plantão,não pára quieto um minuto,não usa banheiro adequadamente;então ha dias que espalha o número 2 por tudo,sou eu quem cuida, limpa, bla,bla,bla...srrsrsrs o coitado ficou com os olhos arregalados...e eu vim aqui me distrair, cantar,dançar,não estou aqui pra caçar até porque tenho um marido.

É por aí que se vê que a sociedade é tão machista.

Uns dias atrás soube de uma história de uma mãe com um menino autista adolescente,sozinha, pra ela comprar pão  amarra o filho na cama , sai compra e volta pra casa voando porque não pode deixar o menino sozinho.

E tantas outras; geralmente os pais caem fora porque não aguentam a pressão, as mães essas guerreiras  que ficam ali , muitas vezes fazendo contenção 24horas no filho num momento de crise.

Como sair, como trabalhar, como deixar seu filho, com quem deixar seu filho;instituições não há vagas,pra receber o benefício que se tem direito do governo já imagina a burocracia, escola regular para os que podem frequentar é obrigatória até aos 14 anos.

E dos 14 anos  até morrer faz-se o que com essa gente???

Não é fácil,eu aqui tenho meu tempo todo cronometrado,meu marido da aulas das 8 as 22h sem parar pra poder pagar terapias,remédios que são caros, e todas outras despesas.

Que saudade de poder ir pra uma praia deitar na areia sem preocupações,tenho tanta vontade de sair pra longos passeios, fazer viagens,mas com todos aqui de casa, e não fragmentados como fazemos,ou vai um ou vai o outro.

Sinto muita solidão as vezes;por sorte temos a Internet onde podemos fazer companhia uns pros outros,trocar ideias,sonhos,rir.

Mas o que é preciso ficar dito, pais; cuidadores, é preciso cuidar-se  somos nós que cuidamos desses meninos(nas),nossa saúde sobretudo a mental é de suma importância para nos mantermos em pé!
Grupo de apoios,psicólogos,terapias,exercício físico,qdo houver possibilidade tem que se buscar!

Vamos nos ajeitando e buscando dentro do possível uma melhor qualidade de vida; vamos vivendo sempre acreditando,vamos nos adaptando!