A Mãe do Autista

A Mãe do Autista
...Investi tudo naquele olhar...Tantas palavras num breve sursurrar...paixão assim não acontece todo dia!

sábado, 4 de dezembro de 2010

Ai gente como é difícil andar na rua com ele, cada vez que tenho que parar pra atravessar a faixa, ele não entende que tem que parar e avança o corpo pra cima dela com carro parado ou não.

Acabei de levar meu filho mais velho numa recreação e ele junto caminhando, nossa é de arrepiar , tenho impressão que não vou conseguir segurá-lo!

Desespero total, ainda que tenho que subir a rua pelo lado esquerdo descer pela calçada direita, pelo menos já não vai mais passando a mão pelos muros.

Sempre que volto da rua com ele minha cabeça parece que vai explodir como agora. Aff!

7 comentários:

  1. ah, entendo isso... Lu já teve tantas manias e quando saíamos com ele era um Deus nos acuda... e quando ele teve a mania de ter que passar em cima de todos os bueiros... de carro ou a pé se nao passasse por cima ele entrava em crise... depois da dieta tudo mudou!
    O conselho que dou é que se abaixe do tamanho dele, converse o que vão fazer e que tem que parar na faixa para esperar os carros e não fazer dodói... tudo explicado e programado facitita sabia? Eles não gostam de nada inprevisivel como para numa faixa do nada (porque pra ele é sem função já que ele nao entende)... e eles não tem noção do perigo... então explique.
    beijos e respira fundo porque logo logo vcs estarão caminhando numa boa :)

    ResponderExcluir
  2. Talvez vc possa ensinar o pare e siga em casa, de uma forma sistemática, com um suporte visual e depois fazer a generalização na rua.

    Em casa nós trabalhamos com cartões das cores verde e vermelha, siga e pare, como são duas crianças para segurar eu fiz um só cartão com uma cor de cada lado.
    Primeiro fizemos brincadeiras de mover e parar enfatizando o significado de cada cor com o cartão. Depois foi andando lado a lado em casa, vc pode fazer marcações com fita crepe no chão. Quando ele já estiver entendendo e vc com prática em 'sacar' o cartão, vc pde começar a fazer isso nas esquinas. Se tiper aqueles faróis de pedestres vc pode enfatizar a cor do farol também, eu brincava com eles quando de carro com o farol vermelho e verde.
    Eu ainda não tiro o olho do menor, e nem solto a mão do meu maior (q é mais severo), mas já não temos a luta de corpo a cada esquina.
    Espero q ajude ou te dê outra idéia. Bjs, marie

    ResponderExcluir
  3. Ai amiga, sei como é. E Artur nem aceita andar no chão ainda, só quer ir no colo.

    ResponderExcluir
  4. Oi Mãe,
    Pelo que li seu Gui está na APAE, não é mesmo? Trabalho na APAE de minha cidade e temos obtido sucesso com os pequenos através do PECS e do "Horário TEACCH". Os pequenos aprendem com mais facilidade. As crises diminuem pois o dia fica previsível, compensando a falta da teoria da mente. Vale a pena dar uma pesquisada.
    Obrigada pela citação de meu post, espero poder ajudar. Abraços e fé!

    ResponderExcluir
  5. Minha irmã já disse tudo! Como somfremos com o Lu e quantas eles ele ficu pelo "quase" pra não ser atropelado. Se saíssemos e ele visse uma furadeira ou algum inseto, saía correndo com os ouvidos tampados e ia pro meio da rua... ai ai ai mas tudo melhora... o que não pode acontecer é você ficar sem sair de casa com ele. Você se estressa mas leva pois aos poucos ele vai entendendo.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Por isso gosto de "botar a boca no mundo" no sentido de expor minhas aventuras, olha qtas idéias surgiram aqui!!!!!!
    Obrigada!!!!!!

    ResponderExcluir
  7. Idéias maravilhosas... Desabafos...
    Como é bom ler essas aventuras e saber que não estamos sozinhas...

    ResponderExcluir