A Mãe do Autista

A Mãe do Autista
...Investi tudo naquele olhar...Tantas palavras num breve sursurrar...paixão assim não acontece todo dia!

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Comportamento Desafiador Opositivo

O Autismo como já da pra perceber, não é algo assim tão linear, não há um autista igual, por haver um desenvolvimento disconectado, eu vejo como uma síndrome "combo" cada grupo com algumas características diferentes.

O meu Gui tbém possui esse tipo de comportamento O Desafiador Opositivo, que no caso dele impera a teimosia, esta sempre testando, qdo dizemos não mexe ai...por exemplo,ele olha com o rabo do olho leva a mãe bem devagar pra ver como reagimos. É muito cansativo é um jogo de nervos de aço, porque ele esta sempre desafiando.

E por se surdo tudo fica maior!

Os quadro de agresssividade ele não apresenta, as vezes explosões de raiva por não ser compreendido ou não poder fazer o que quer.


Para melhor entender, nada melhor como uma boa definição:

O transtorno de oposição (TDO) é um transtorno disruptivo, caracterizado por um padrão global de desobediência, desafio e comportamento hostil. A criança ou adolescente discute excessivamente com adultos, não aceitam responsabilidade por sua má conduta, incomodam deliberadamente os demais, possuem dificuldade de aceitar regras e perdem facilmente o controle se as coisas não seguem a forma que eles desejam (SERRA-PINHEIRO et al., 2004, p.273).

Em crianças com transtorno desafiador opositor (TDO), geralmente apresentam um padrão contínuo de comportamento não cooperativo, desafiante, desobediente e hostil incluindo resistência a figura de autoridade. O padrão de comportamento pode incluir:

Freqüentes acessos de raiva

Discussões excessivas com adultos, muitas vezes, questionando as regras

Desafio e recusa em cumprir com os pedidos de adultos

Deliberada tentativa de irritar ou perturbar as pessoas

Culpar os outros por seus erros e mau comportamento

Muitas vezes, ser suscetível ou facilmente aborrecido pelos outros

Freqüente raiva e ressentimento

Agressividade contra colegas

Dificuldade em manter amizades

Problemas acadêmicos

Embora não haja nenhuma causa claramente compreendida, acredita-se ser uma combinação de genética, ambiente, incluindo:

Disposição natural de uma criança
Limitações ou atraso no desenvolvimento da capacidade de uma criança no processo de pensamento e sentimento
Falta de fiscalização
Inconsistência ou disciplina severa
Abuso ou negligencia
Desequilíbrio de certas substancias químicas do cérebro, tais como a serotonina

Os sintomas são geralmente vistos em várias configurações, mas são mais perceptíveis em casa ou na escola. Muitos pais relatam que seu filho com TOD estava mais rígido e exigente que os irmão da criança, desde tenra idade.

Este problema é bastante comum, ocorrendo entre 2% e 16% das crianças e adolescente. Em crianças menores é mais comum em meninos, mas durante a adolescência ocorre com freqüência em ambos os sexos. O inicio é geralmente gradual e aumenta a gravidade dos problemas de comportamento ao longo do tempo.

A melhor maneira de tratar um criança com TDO inclui Psicoterapia infantil que abrange técnicas de manejo e modificação do comportamento, utilizando uma abordagem coerente da disciplina e seguir com reforço positivo de comportamentos adequados.

É muito difícil os pais lidarem com estas crianças e adolescentes, por isso é indicado Orientação de Pais para melhor entendê-los além de obterem apoio e compreensão e consequentemente receberem treinamento acerca de habilidades de manejo desta crianças.



É a maior comorbidade encontrada em crianças e adolescentes. Sua incidência pode chegar à 65% dos casos de TDAH (DDA) dos quais 63% são meninos e 32% são meninas.
Caracteriza-se por um comportamento desafiador e opositivo com relação às figuras de autoridade, principalmente pais e professores. Para enfrentar e desobedecer aos comandos destes, violam regras, mentem, podem ser agressivos, desrespeitando limites e direitos alheios. Esse comportamento resulta em respostas punitivas, raivosas, descontroladas às quais crianças e adolescentes revidam descontroladamente.
Geralmente sentem-se injustiçados por tantas críticas e punições, gerando uma maior baixa auto-estima, mais agressividade, maiores taxas de disfunção escolar e transtornos anti-sociais.



Abaixo listamos alguns itens que devem ser evitados por pais e educadores, ao lidarem com uma criança ou jovem com o comportamento desafiador e opositivo:


1. Excesso de ordens
Muitas ordens dificultam o cumprimento de cada uma delas. O ideal é reduzir inicialmente o número de ordens, selecionando as de maior prioridade.

2. Ordens à distância
Para que as determinações sejam cumpridas é necessária uma proximidade para garantir a atenção e entendimento. Por que senão dificilmente vai cumprir o que se espera desatenção e desobediência.

3. Ordens complexas
Começo por ordens simples e uma de cada vez, pode ocorrer dificuldade em fixar na memória de curto prazo as atividades a fazer, devido solicitação de várias tarefas, onde a realização será menos provável.

4. Ordens acompanhadas de muitas explicações
Muitas argumentações sobre as necessidades das ordens, em vez de ajudar, causam déficit da sustentação da atenção. No final da explanação, a criança já não se lembra mais.

5. Ordens vagas
Ordens devem ser claras, explicando o comportamento esperado e não com comparações, por exemplo: ”Como um bom menino”.

6. Ordens sob a forma de pergunta
Devem ser evitadas, pois deixam margem para que seu filho diga não. Por exemplo: “Você pode ir tomar banho agora?”.

7. Ordens em tom de ameaça ou com irritação
Devem ser evitadas pois cria um clima de animosidade. Muitos pais já saem no ataque e ordenam como se a recusa já tivesse sido feita sem a criança a reagir.

8. Ordens com antecedência
Interromper o prazer

9. Ordens repetidas
É a melhor maneira de treinar a desobediência, pois retornam sempre ao mesmo pedido e são recusadas novamente.
Dicas que os pais devem seguir para conseguirem lidar melhor com o portador de CDO:

Pais devem falar de perto;
Com voz firme, sem deixar de serem amorosos;
Usando o verbo na forma imperativa;
Olhando nos olhos da criança;
Resistência fazendo uma ajuda com uma discreta pressão física.
Jamais devem retardar ou desistir de uma ordem uma vez proferida.

Créditos: (Barkley, 2002)

A lista de como lidar com o comportamento desafiador opositivo, no meu caso nesse momento não faz muito efeito pois estamos tratando de ordens "verbais, vocais", então vai mais por intervensão física , conter, segurar mãos, e isso vai muito no quisito do condicionamento, porque quando não se pode explicar , fazer entender que aquela atitude poderá trazer uma consequencia negativa pra ele próprio, fica tudo muito no ar!

Mas acho que pra queles que são "ouvintes" não custa testar, lembrando que esse é um comportamento que pode acontecer em qualquer criança,com ou sem síndrome.

3 comentários:

  1. PARABÉNS! E OBRIGADA! COM CERTEZA ESSAS DICAS SERÃO MUITO ÚTEIS PARA O PROGRESSO DO MEU ALUNO QUE É AUTISTA E APRESENTA CARACTERÍSTICAS DO TDO. SANDRA/JOINVILLE

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  2. Oi eu me chamo Regina e tenho um filho de 3 anos e 7 meses que tambem è autista. Gostaria muito de trocar ideias com você. Eu moro na Suiça, mais dessa vez optei em procurar blog falando sobre esse assunto na minha lingua, para que eu pudesse me expressar melhor sobre esse assunto. Meu blog è: http://fulltimeworkingmoms.wordpress.com/
    mais infelizmente no meu blog ainda nao comentei nada sobre esse problema do meu filho, mais você pode ficar a vontade e me escrever de la.
    Um grande abraço pra você, e vou ficar torcendo pra que vc me responda.
    Regina

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