A Mãe do Autista

A Mãe do Autista
...Investi tudo naquele olhar...Tantas palavras num breve sursurrar...paixão assim não acontece todo dia!

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Algumas coisas...

Faz uns 3 dias que o Gui a fazer xixi, grita, se encolhe, como se tivesse doendo, deixei passar 2 dias pra ver se o que eu estava vendo era isso mesmo, até que ontem a noite eu e meu marido vimos juntos ele se encolher e se jogar no chão.Ele não tinha febre.

Hoje pela manhã fomos ao Hospital Infantil,colocaram uma sonda no "pintinho" pra coletar o xixi, pq ele não fazia no potinho nem por decreto.
Não deu nada na urina, graças a Deus pq se fosse bactéria já ia cair no antibiótico, mas no sangue deu uma anemia, pouca mas deu.
Que coisa né, ele se alimenta super bem, qdo falo bem é bem mesmo pq ele come de tudo,cebola, pepino, peixe,etc.

Mas voltando as dores no xixi, parece uma coisa mas desde que voltou do hospital não percebi mais nada rs.

Me preocupou pq ele é capaz de segurar a urina e as fezes na escola só pra não ir a o banheiro, isso aconteceu no ano passado. Segurar pode dar infecção urinária.
Na escola especial terminou o semestre como "desfraldado", sacana esse menino, deixa tudo pra fazer em casa, rs, principalmente o tal do coco! E ai a mãe aqui não tem sucesso, nem manejo pra ensinar, ele não pede.

Qdo ele faz coco eu abano a mão no nariz , faço esse sinal como se dizesse:"umh que cheiro ruin".
Agora qdo faz algo ele abana a mão , não na frente do nariz ele ainda não consegue, mas só abana qdo a lance já aconteceu rs.

************************************************************************************
Fui quarta-feira numa festa infantil dessas que são feitas em shopping, a festa começava a s 18h, meu marido dava aula até as 20h, então mandei o Martín na frente com o aniversariante.
Meu marido começo encher minha cabeça pq eu não fui junto com o Gui antes, pq ele gosta dos brinquedos, mas eu não estava, com condições físicas nem psicológicas pra andar correndo atrás dele, mas pra variar ele me cobrou tanto me deixando um pouco mal.

Mas eu não fui, deixei pra ir mais tarde,e santa intuição de mãe, ele simplesmente endoidou, nem entrou na festa, e olha que ele gosta um monte da mãe do aniversariante.
Ele cismou com um balcão onde ficava os prêmios do parque de diversões , haviam bonecos de pelúcia de personagens que ele gosta e qdo percebemos ele já estava mexendo em tudo.
Agora faz essa criatura entender que não podia?
Começou a dar xiliques e quer entrar no balcão meu marido já não tinha mais força pra ele, não quis comer, brincar em outras coisas, acabou indo embora na frente com ele.

No fundo eu gostei, imagina se eu estivesse ido com ele as 18 h?E esperá-lo as 21H? Gostei sim, pra ele ver que não é fácil, que temos que estar os dois, juntos, pra fazer as coisas com o Gui, muitas vezes ele quer jogar tudo nas minhas costas, acha que é frescura minha e estou exagerando. Ufa desabafei!

*************************************************************************************
Tenho percebido que o Gui tem imitado mais , ontem estávamos vendo na net a "galinha pintadinha" o pintinho amarelinho, e le fez o gesto da musica com a palma da mão aberta e o dedinho da outra em cima.
Depois na cozinha fez o gesto com o irmão e arrastou o pé no chão , "ele sisca o chão", bom nessas hora é muita gritaria e apertões nele.

Hoje no hospital pedi a ele pra fazer para a médica, nós duas fizemos , e ele abriu as mãos com as palmas votadas para cima, os dois bracinhos esticados e ficou olhando para as mãos.
Tipo, ele queria fazer o gesto mas dava a impressão que o cérebro não respondia o comando.
Ai voltamos a conversar , e qdo vimos ele estava fazendo.

Parece que o cérebro demorou para processar a ação e depois com atraso o movimento saiu. Apesar do movimento tardio, eu fiquei maravilhada, pq antes não havia essa compreensão, ele simplesmente não fazia nenhum movimento que pedíssemos, ou um dia fez , mas tão depois que nem eu lembrava.

E mais uma vez a maravilha do cérebro e seus mistérios, e só acompanhando que vemos a sua maturação, seu desenvolvimento.
Por isso a importância das terapias , estimulação precoce.
E sempre digo aos pais que me perguntam, independente do diagnóstico, ou grau, se desconfia que o filho tem algum atraso, comece logo as terapias, não espere a certeza para começar.

5 comentários:

  1. Oi amiga, espero q Gui esteja melhor.
    Concordo com vc sobre o tratamento precoce,imdependentemente do diagnótico.
    Amei ele imitando o DVD.

    ResponderExcluir
  2. ola,gostei muito do seu desabafo e tudo o mais,e como se fosse omeu proprio.E bom saber que o seu filho primeiro processa,pois acho que o meu tb e assim, um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Olá meu nome é Maria Oliveira, tenho um pimpolho com 6 anos em estado de autismo...
    Gostaria de dizer: eu sei o que vc passa, eu já "reboquei" uma criança rua acima e morro abaixo, eu já sentei do lado do guarda-roupas exausta p/ chorar bem baixinho, e até odiei ser uma "porcaria de mãe" que não entende o próprio filho... mas isso é muito pouco, vc é uma das mulheres-maravilhas que vivem sua identidade secreta, que andam na invisibilidade, mas que tem um pequeno ou uma pequena ávidos por seu braço, seu peito, seu colo...e os Pais? eu também tenho meus dissabores, trabalho fora, estudo, e sou monstro gigante (apesar de ter 1,53)gatinha (do musical dos saltimbancos) e levo porrada do Batman, e o pai do meu filhote é o pai do meu filhote, ele se sente bem com esse papel, mas nós Mães Grandes Atrizes,somos seres dividos, tenha certeza disso, nada, acredite, nada ocorre por acaso, nem o maior desastre, nem a menor mazela...somos vencedoras e digo mais feliz da mãe que tem uma criança especial, pois essa sim é uma mãe muito especial...

    ORAÇÃO PARA CRIANÇAS
    Da cabeça aos pés só a imagem de Deus
    Do coração às mãos sinto o sopro de Deus
    Quando eu falo com a boca, sigo a vontade de Deus
    E Deus eu avisto em toda a parte
    Em meu pai, em minha mãe
    Em todas as pessoas queridas
    No animal e na flor
    Na árvore, na pedra
    Não sinto medo de nada,
    Só amor a tudo
    Que está ao meu redor
    Um grande beijo!

    ResponderExcluir
  4. Meu filho chama-se Luka...completou 3 anos agora, mas foi apartir dos 1 e 3 meses q percebi q algo estava errado...ele teve muitos problemas com a lactosa e achava q ate entao era isso q o irritava, mas com 1 e 8 meses a Dra. praticamente diagnosticou o autismo, mas por nao ter 3 anos ela nao queria fechar o diagnostico....no fundo eu ja sabia...porem qdo saiu da boca dela, caiu o teto sobre minha cabeca, gracas a Deus, ele eh tao grande q encarei.....fui procurar ajuda e entender mais sobre o assunto, mae de 1 viagem, moro fora do Pais e ainda meu marido fica meses fora (eng. naval) tudo para ca... de vez!!! Eu trabalho, estou terminando a faculdade aqui, o idioma e qse sozinha...ainda bem q 70% das vezes posso contar com a minha sogra e amigas...nao eh facil.
    Bom, o Luka qdo comecou com a terapeuta da fala e com a fonolodiologa foi um increvel DESASTRE!!! Isso mesmo!!! Nos temos um outro agravante 3 idiomas!! As pessoas me culpavam tb por isso, como fosse a minha obrigacao a nao praticar o PT com o Luka...chorava horrores...pensei em varias besteiras....Desistir, jamais!!! Achava a mola do fundo do poco e depois de 6 meses essas terapias comecou a surgir alguns resultatos...a 1 palavra foi bola....a separacao por cores, amava cubos, comecou quebra-cabecas, numeros e agora qdo o Luka estava com 2 e 9 meses ele comecou a soletrar vogais.....hj o alfabeto inteiro, cores em ingles e croata, fala o nome dele, dah tchau, ate logo e sabe umas 400 palavras, mas tem uma dificuldade enorme de expressar emocao!!!! Nunca diz se esta triste ou feliz e obvil coisas q passou por ex. na escolinha....ele nao desenvolveu ainda esse nivel de comunicacao...ja imita algumas coisas, todavia festinhas.....era um erro, ele nao se comportava, agora aguenta 1 hr + ou -, entao ao menos tenho como surgir, sorrir e sumir sem ser os centros das atencoes....bom o caminho eh longo....porem estou bem esperancosa...nao com a cura, somente com a qualidade de vida no futuro dele....o diagnostico ou as terapias em tempo eh fundamental...agora aos 3 pensam q ele eh Sindrome de Asperg...meninas eh barra....marido, casa fica tudo em 2 plano, comecei a viver melhor com meu filho qdo comecei pensar no meu bem-estar...sair um pouco, relaxar....1 vez por semana no minimo precisamos,a enche as nossas baterias e forcas...pq temos q ter com o sono curto (alguns) fora a forca para levantar essas criancas q forca eles tem!!! Bom, estava procurando dicas com desfralda-lo e me deparei com o blog...amei!!! Forca e saude a todas nos!!!

    ResponderExcluir
  5. Meu filho chama-se Luka...completou 3 anos agora, mas foi apartir dos 1 e 3 meses q percebi q algo estava errado...ele teve muitos problemas com a lactosa e achava q ate entao era isso q o irritava, mas com 1 e 8 meses a Dra. praticamente diagnosticou o autismo, mas por nao ter 3 anos ela nao queria fechar o diagnostico....no fundo eu ja sabia...porem qdo saiu da boca dela, caiu o teto sobre minha cabeca, gracas a Deus, ele eh tao grande q encarei.....fui procurar ajuda e entender mais sobre o assunto, mae de 1 viagem, moro fora do Pais e ainda meu marido fica meses fora (eng. naval) tudo para ca... de vez!!! Eu trabalho, estou terminando a faculdade aqui, o idioma e qse sozinha...ainda bem q 70% das vezes posso contar com a minha sogra e amigas...nao eh facil.
    Bom, o Luka qdo comecou com a terapeuta da fala e com a fonolodiologa foi um increvel DESASTRE!!! Isso mesmo!!! Nos temos um outro agravante 3 idiomas!! As pessoas me culpavam tb por isso, como fosse a minha obrigacao a nao praticar o PT com o Luka...chorava horrores...pensei em varias besteiras....Desistir, jamais!!! Achava a mola do fundo do poco e depois de 6 meses essas terapias comecou a surgir alguns resultatos...a 1 palavra foi bola....a separacao por cores, amava cubos, comecou quebra-cabecas, numeros e agora qdo o Luka estava com 2 e 9 meses ele comecou a soletrar vogais.....hj o alfabeto inteiro, cores em ingles e croata, fala o nome dele, dah tchau, ate logo e sabe umas 400 palavras, mas tem uma dificuldade enorme de expressar emocao!!!! Nunca diz se esta triste ou feliz e obvil coisas q passou por ex. na escolinha....ele nao desenvolveu ainda esse nivel de comunicacao...ja imita algumas coisas, todavia festinhas.....era um erro, ele nao se comportava, agora aguenta 1 hr + ou -, entao ao menos tenho como surgir, sorrir e sumir sem ser os centros das atencoes....bom o caminho eh longo....porem estou bem esperancosa...nao com a cura, somente com a qualidade de vida no futuro dele....o diagnostico ou as terapias em tempo eh fundamental...agora aos 3 pensam q ele eh Sindrome de Asperg...meninas eh barra....marido, casa fica tudo em 2 plano, comecei a viver melhor com meu filho qdo comecei pensar no meu bem-estar...sair um pouco, relaxar....1 vez por semana no minimo precisamos,a enche as nossas baterias e forcas...pq temos q ter com o sono curto (alguns) fora a forca para levantar essas criancas q forca eles tem!!! Bom, estava procurando dicas com desfralda-lo e me deparei com o blog...amei!!! Forca e saude a todas nos!!!

    ResponderExcluir