A Mãe do Autista

A Mãe do Autista
...Investi tudo naquele olhar...Tantas palavras num breve sursurrar...paixão assim não acontece todo dia!

domingo, 23 de outubro de 2011

"...Domingo eu quero ver...o domingo passar..."

Puxa vida que DOMINGO, não diferente de alguns outros domingos que já tive.

Eu sentia lá fundo um barulho, de porta batendo, cadeira arrastando, meu marido falando, aquele estado entre o sono e o despertar.
Era o Gui a todo vapor, e sem poder dar aquela espreguiçada tive que pular da cama.Nem fazia ideia que horas era.

Estendi e recolhi roupas, arrumei tralhas pela casa, juntei quebra-cabeças, tirei o Gui de cima do muro umas 5 vezes, comecei a ensinar passos de samba pro meu filho mais velho, qdo vi que eram 9:30h.

-Como assim?Fiz um monte de coisas e é só 9:00hs???

As 11:00h implorava pro meu marido ficar com o Gui pois, não tinha como fazer comida pois ficava em cima do fogão, pia, subia no armário, parecia que tudo acontecia simultâneamente, que loucura!!!!!!!!!!!!!

No almoço veio pra mesa que qdo viu que estava fritando batatas começou a pegar prato, abrir, gavetas de talheres, um "The Flash", meio pacote de um quilo foi só pra ele, fora o arroz e feijão! Saiu quadrado da mesa, com aquele abastecimento todo ainda tive a esperança que ele desse uma dormidinha.

Deitou-se numa manta que coloquei no quintal, ficou la olhando pro céu alguns minutos!

A tarde toda foi essa loucura assaltando geladeira, subindo em cadeiras pra pegar coisas, jogando coisas pelo chão e eu catando em seguida, subindo no muro, tentando fugir.

Meu marido passou a tarde toda dormindo, é lógico que num dia maravilhoso de sol eu poderia dar uma volta com ele.

Mas confesso, eu não tenho mais saco, energia, mal consigo sair da cama todas as manhãs acordo sempre cansada.

La pelas 19h horas eu estava chorando sem motivo, cansada talvez, ele não parava nunca, então dei-lhe janta, antes havia dado os remédios, e comecei a apagar a luz da casa toda.

Comecei a pensar como pode ter tanta energia, que cérebro é esse que nenhum remédio, terapias, caminhadas, natação, dão conta...

Fomos pra cama, liguei o dvd, ele começou a sacudir-se, ficou coladinho em mim foi indo e logo dormiu.

Eu que não estava suportando mais me deu um alívio e um remorso, olhava o contorno do rostinho dele, cílios, olhos, nariz ,boca...vi o semblante de uma criança indefesa de apenas 5 anos, e quando me concentrei nele dormindo, eu comecei a chorar de culpa.

Culpa por não suportar toda aquela situação, culpa por desejar que dormisse de uma vez, culpa por estar aliviada diante do sono dele.

Também senti aquele aperto no coração que só quem ama muito sente.

Me senti muito sozinha, uma solidão tremenda, tive vontade de ser acarinhada como uma criança, então me abracei nele fiquei em forma de conchinha e me senti protegida com o calor dele.

Há dias que você nasce e morre um pouco dentro desse mistério que é o Autismo, me senti frágil diante daquela beleza, vi como ele é tão perfeito, lindo, talvez a coisa mais perfeita que eu tenha feito nessa vida!

E la se vai o Domingo...até o próximo Domingo!

4 comentários:

  1. Tudo o que vc escreveu , parece até que estava aqui na minha casa. É exatamente assim que eu me sinto e também é assim que tenho passado os meus dias.Te desejo uma semana maravilhosa assim como desejo para mim também. Meu pequeno desafio diário se chama Vitor e está com 4 anos. Flávia (flaviavirginia.blogspot.com)

    ResponderExcluir
  2. Oi Mãe do Autista, Meu filho está autista, e hoje tem 14 anos, um rapazinho! Vc relatou exatamente o q passei com ele por aaanos, portanto te compreendo mto bem. A culpa q te consome, até hoje faz parte da minha vida, mesmo depois de anos de terapia, e tenho certeza, faz parte da vida de toda mãe de portadores de autismo. Porém, há cerca de um ano e meio, descobri e faço a dieta SGSC (sem glutem e sem caseína), q considero um "divisor de águas" em nossas vidas! Esta dieta, junto com o tratamento biomédico (q ele começou em junho deste ano), melhorou mto a condição q ele se encontrava, hiperativo(como o seu), com déficit de atenção, sono ruim, azias, cólicas... um verdadeiro terror, principalmente qdo tinha crises e ficava mto agressivo. Então, acho q vc deveria experimentar a dieta, inclusive, tem um livro editado por Claudia Marcelino - Autismo, esperança pela nutrição.
    É isso, espero q vc tenha força para passar por essa situação, sem perder a fé!
    Margarida

    ResponderExcluir
  3. Me senti assim, hoje à tarde quando peguei o meu garotão hoje na escola... Ele chegou, começou a brigar... e eu não tinha a menor ideia do que ele queria, meu marido e eu lutando para tentar entender. Achei que era comida, corri para terminar a janta... e, de repente, ele capotou no sofá... e aí, nós dois, olhando para ele, nos sentindo culpados por não entender que era apenas sono... é uma luta, né? Mas a gente vai conseguir, pelo amor de nossos filhos!
    http://reflexoesdemamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Meu Deus! Faz tempo que não leio alguma coisa que me corresponde tanto pra um momento. Estou aqui chorando demais porque é exatamente esse misto de sentimentos: culpa, remorso, alivio e solidão. Estou com idéias de também ter um blog, mas por enquanto ainda é dificil demais pra mim, faz poucos meses que "descobrimos" que minha filha mais velha (3 anos e meio), tem autismo num grau leve... mas essa rotina de cansaço e tantas horas pra dormir... é sim, esse caminho de ter um filho especial é de muito amor e muita dor. Vou acompanhar seu blog e desejo a vocês muitas alegrias! Sei que é dificil, mas acreditamos no quanto eles ainda nos surpreenderão, né? Um abraço grande e obrigada.

    ResponderExcluir