A Mãe do Autista

A Mãe do Autista
...Investi tudo naquele olhar...Tantas palavras num breve sursurrar...paixão assim não acontece todo dia!

domingo, 20 de novembro de 2011

Eu tive a umas semanas atrás o Gui perdendo-se nos sonos, acordando, as 3:00h, 5:00h e por ai, nem precisa dizer que ficamos todos desbaratinados em casa.

Sem mudar alimentação, dosagem de remédios, etc, comecei a dormir novamente com ele, não na minha cama, que levei anos pra tirar, seria um retrocesso, mas venho dormindo na cama dele.

Começou a regularizar o sono, o que mas me chama a atenção é como ele dorme, dá um jeito de ficar na posição fetal na minha barriga, mas não é maluquici minha não, rs, pq ele estava dormindo outro assim com o irmão, muito interessante.

Tenho me divertido muito com ele , em respeito a LIBRAS, Lingua Brasileira de Sinais, ganhei um livrão de avô dele, e com a ajuda do irmão todo dia aprendemos sinais novos.
Ele pedindo pizza outro dia foi muito engraçado.

Ele essa semana tem chamado atenção na mudança das brincadeiras, levou o Mickey pro parque e ele o pos no balanço, escorrga, brincou como fazemos na realidade com ele.
Fiquei encantada pois ele não dava a mínima pra bonecos, senti que esta reproduzindo algumas ações cotidianas com os bonecos, normal pra qualquer criança até de menos de um ano, mas meu filho tinha dificuldades na quesito imaginação.

Anda agora com o boneco WooD, do Toy Histories, o cawboy, ele põe o filme e o boneco na tela e aponta com o dedo, muito engraçado, e em chama pra eu dizer que são iguais.

Tem se mostrado muito comunicativo, as meninas do Flamenco estiveram almoçando por aqui, e ele prontamente em Libras, deu Oi.Comprimenta, sorri, compartilha , aponta.

É um progresso muito gritante, chamando atenção de todos que vem acompanhando nossa história.

Atualmente ele frequenta a escola regular com auxílio de interprete de Libras, que foi o divisor de águas na minha opinião em relação comunicação.

Duas vezes por semana frequenta o AMA Atividade Motora Adaptada na UFSC, com exercício de solo e depois piscina. Nestes dias a Guilhermina segundas , quartas e sábados pela tarde , fica com o Gui, assim ele vai e volta caminhando, vão ao parque, ele gosta muito, e tira de mim essas atividades, pois estou muito esgotada, tem me ajudado a dar uma respirada, e tbém deixar que os outros cuidem dele.

É normal achar que ninguém tem essa capacidade, e fico pasma de como ele obedece, beija, faz carinho, aquilo que eu já havia comentado em outra ocasião, dar oportunidade dele experimentar outras coisas com outras pessoas, o faz crescer.

Claro que custei a liberar ele pelas ruas, sempre tenho medo que ele fuja, mas depois que criei confiança, as coisas são mais fáceis.

Na sexta a tarde, o Guillerme, um rapaz de 18 anos, tbém da passeios com o Gui, e tbém saem de ônibus, o Guillerme agora o leva pra TO, que não atende mais em casa e sim no consultório.
Eles vão caminhando e depois pegam ônibus e passaiam pela cidade.

Tudo isso tem a judado o Gui a ter uma visão maior de mundo, amadurecendo cada vez mais sua noção de espaço, de como se comportar com a repetição de saídas, que exige paciência e treino.
Não dá pra ter noites mal dormidas e ter pique pra sair a tarde toda, brincar, me sinto realmente muito esgotada.

Em um outro dia saiu dando beijo em todos os monitores da piscina.

APAE, 2 vezes por semana, com o médoto Teach e um trabalho de comunicação alternativa.

E TO 1 x por semana, A TO dele a MAysa Guerra , esta pegando no quisito cordenação motora, pois sentia que ele não desenhava, segurava lápis, cortava, outro dia vi umas fotos minhas picotadas hahaha, ele faz lição de casa!

Obs: O Guillermo tem hoje em dia a Guilhermina e Guilherme de cuidadores...umhhhhhhhh que conhecidência rs!