A Mãe do Autista

A Mãe do Autista
...Investi tudo naquele olhar...Tantas palavras num breve sursurrar...paixão assim não acontece todo dia!

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

" É um não contentar-se de contente"

O que será que se passava a mente de Luiz Vaz de Camões qdo escreveu essa frase que foi utilizada aqui no Brasil numa canção do Legião Urbana na música Monte Castelo?

Dentro de vários contextos poderia ser usado essa frase, eu a escolhi porque não soube explicar o que senti na última reunião da Apae.
Na festa de Natal fomos chamados a participar de uma reunião, achei que fosse uma avaliação geral do Gui.

Estavam professoras, coordenadora,assistente social, toda aquela reunião era pra comunicar que o Gui estaria dispensado da APAE em 2012, dentre várias explicações seria que o diagnóstico de surdez e a evolucão do desenvolvimento do Guillermo, estavam levantando muito questionamentos,e que no momento a Psicóloga não teria segurança de fechar o disnóstico de Autismo.

O Guillermo tem caracteríscas Autísticas? Tem!
Mas há coisas que são típicas de um autista que ele já não possui mais, TDHA? Talvez?

Qdo foi falado tudo aquilo eu comecei a chorar, não consegui controlar minha emoção, pois ao mesmo tempo estava feliz de ouvir sobre sua evolução, havia um lado que me sentia num buraco, pois ali todos nós estávamos acolhidos,assistidos por profissionais dedicados, e não estando ali dava uma sensação de abandono, por isso "um não contentar-se de contente", eu não poderia estar contente porque não há nada definido apesar de acompanhar toda evolução do meu filho, ainda vejo um longo caminho a percorrer!

A Escola veio já no fim do ano sugerir que o Gui ficasse no ano 2012 integral, já que seria o último ano na pré escola, e assim teria mais contato com a LIBRAS, já que vem aprendendo alguns sinais e sua comunicação esta muito atrasada.
Eu achei muito bom, inclusive eu já havia comentado em algum post atrás, que achava que estava na hora dele estar mais tempo fora de casa no intuíto de ter que se virar mais em outro ambiente, pq no fim por conhecê-lo tanto, e ter um cotidiano tão corrido acabamos por facilitar muito as necessidades dele,ao invés de dificultar para que haja um esfoço de comunicação da parte dele.


Aproveitando essa oportunidade a Apae tbém quer ver como ele reagirá somente na escola sem a sua intervenção.

********
Começou o ano letivo na Prefeitura Municipal de Florianópolis onde o Gui "estuda", primeiro dia de aula além da professora regular de sala e auxiliar de sala, havia a postos uma professora de Libras e uma auxiliar de Educação Especial.
Realmente méritos para essa equipe escolar NEI Santo Antônio de Pádua,mostrando que dentro de uma escola pública, que sim é possível uma inclusão com respeito , seriedade e profissionalismo.

3 comentários:

  1. esse post foi o mais inportante hoje pra mim pois estou prestes a matricular meu filho numa escola pública e meus medos são muitos!!

    ResponderExcluir
  2. Ola Marluce
    Onde vc mora, é aqui em Florianópolis? Se for pode colocar seu filho com seguraça!
    Beijão Ale

    ResponderExcluir