Hoje eu poderia dizer milhões de palavras, muitas coisas sobre ser mãe de um modo geral, mas gostaria apenas de deixar algo que eu encontrei em um artigo para reflexão!
Retirei deu um jornal eletrônico:
"O nível de estresse em mães de pessoas com autismo assemelha-se ao estresse crônico apresentado por soldados combatentes, segundo estudo feito com famílias norte-americanas e divulgado no Journal of Autism and Developmental Disorders. De acordo com a pesquisa, mães que convivem com o autismo dos filhos empenham por dia duas horas a mais com cuidados do que as mães de crianças sem a síndrome, e têm mais interrupções quando estão no trabalho.
Ao longo do dia, elas também apresentaram duas vezes mais probabilidade de estarem cansadas e três vezes mais chances de passarem por um evento estressante. Segundo os responsáveis pelo estudo, é desconhecido o efeito em longo prazo sobre a saúde física dessas mães, já que o elevado estresse pode afetar o nível de glicose, o funcionamento do sistema imunológico e a atividade mental."
Apesar de termos a bravura de um soldado, por trás da farda somos um ser humano, uma mulher.Que procura carinho, abrigo e respeito dentro do núcleo familiar!
Cuidar de nós mesmas...fisicamente e mentalmente. Pois se vc é a estrutura a base da casa, temos que estar bem , em pé!
Ano passado mergulhei no diagnóstico do Gui, resultado não fiz nenhum exame, não fui a dentista nada.
Esse ano depois de levar um monte de broncas da "minha mãe"resolvi fazer exames, resultado: estou toda descontrolada, tireóde, glicose, colesterol....etc, etc...
Por isso o cansaço fora do normal, desânimo, queda de cabelo, lápsos de memória...coisinhas básicas!rs Realmente tenho que cuidar de mim para poder cuidar da turma.
Cuidar aparência, auto estima, a mãe de autista vive descabelada, sapato alto só se ele n estiver junto, porque experimenta correr no salto com um autista em fuga!!!!!
Na correria do dia a dia prendo meu cabelo, se ele esta junto logo solta, adora me ver de cabelo solto.
Semana passada fui a uma festa e coloquei batom vermelho, me agachei na frente dele , ele passou o dedinho nos meus lábios sorriu e disse "mamã"!
Fiquei emocionadíssima, fazia dias que ele não falava nada, meu filho quer me ver linda, feliz, eles são sensíveis, somos seus espelhos!
Tbém precisamos de carinho, mimos e proteção.
Precisamos de abraço que nos envolva o corpo, assim como fazemos com os nossos filhos, ficar "aninhadinhos".
E a você que independente de ser mãe ou não, deixo um abraço de Urso, bem quente, fofo, confortável, cheio amor e respeito! E dizer : "ser mãe é bom pra caramba"!!!!!!!!!!
Uma pessoa anônima,que erra, acerta, tem sonhos, se deprime, debocha, da gargalhadas,chora! Um blog que contará algumas passagens,pensamentos de como é ser mãe de um pequeno Autista! Com intuito de ser verdadeiro, sem medo de ser politicamente (in)correto, não quero agradar ou desagradar os gregos e troianos. Eu existo...Nós existimos Eu, um filho de 11 anos e meu pequeno autista de 8 anos. Unidos pelo coração e genética. Como sou conhecida? "- Ah! Aquela que é a Mãe do Autista!!!!!"
Um abraço para vc também amiga!!
ResponderExcluirParabéns e fica com Deus!
Interesante o texto...
ResponderExcluireu imagino q deva ser stressante, por causa da minha mãe... eu não sei da oonde ela arranja tanta força... ms deve ser coisa de mãe...
flz dia das mães!
bjs
Minha Flor que maravilha teres percebido a importancia de se cuidar ....que somos mulheres também e não somente mães....E parabéns acima de tudo pelo nosso dia!!!E um parabéns em dobro pelos avanços do teu moço!!!!Sabe o bom mesmo é presenciar as melhorias nos nossos filhos,pois, só assim temos força para prosseguir e nestes momentos nos sentimos realmente VITORIOSAS E mães!!!!
ResponderExcluirEu tb descobri há poucoo tempo que andava desleixada e precisando de um "reparo" geral. É impresionante como o diagnóstico nos domina em um primeiro momento nos fazendo esquecer do mundo além do filho. Que bom que despertamos, bom para a criança e para a família tb. parabéns e muita luz.
ResponderExcluirNossa, e haja bravura, haja resistência mesmo.
ResponderExcluirFeliz dia das mães atrasadinho.
Beijos e abraço de urso
E estas crianças vão crescendo e ficando fortes! Toda mãe de autista deve "malhar"! O difícil é conciliar isto com o trabalho (para aquelas que conseguem estar no mercado de trabalho)com as tarefas extras, etc. E não esquecer de incluir um cineminha, uma viagem sem o rebento... (para quem pode contar com auxílio carinhoso de algum parente)Enfim, é uma luta. Mas a gente acaba vencendo!
ResponderExcluirAdorei seu blog!
ResponderExcluirParabéns!
Bjs
Emoção em ler seu texto
ResponderExcluirQue Deus renove as forças de todas as mães, soldadas desse mundo.
Me vi mto...
Emoção em ler seu texto
ResponderExcluirQue Deus renove as forças de todas as mães, soldadas desse mundo.
Me vi mto...