A European Agency for the Development of Special Needs é uma organização autónoma e independente, apoiada pela Comissão Europeia e pelos Estados-Membros, que têm representação nos respectivos órgãos de gestão, funcionando como plataforma de colaboração europeia no âmbito das necessidades educativas especiais (NEE).
A Agência Europeia editou em 2009 uma publicação com recomendações para decisores políticos sobre princípios chave para a promoção da qualidade da educação inclusiva, que tem como antecedentes um relatório elaborado em 2003.
A visão da Agência Europeia tem sido norteada por linhas de acção e documentos de referência internacionais e europeus, bem como pelas melhores práticas resultantes de políticas nacionais levadas a cabo pelos estados-membros em prol da educação inclusiva.
Destacam-se da publicação mencionada os seguintes princípios-chave:
Estruturas de apoio organizadas de forma a promover a inclusão
As estruturas de apoio com impacto na educação inclusiva são diversas e envolvem, muitas vezes, profissionais, abordagens e métodos de trabalho diferentes. As estruturas de apoio podem funcionar como um apoio ou como uma barreira à inclusão.
Sistemas flexíveis de afectação de recursos que promovam a inclusão
As políticas de financiamento e as estruturas são um dos factores mais importantes na inclusão. A ausência ou o acesso limitado a recursos e respostas pode obstaculizar a inclusão e a igualdade de oportunidades dos alunos com NEE.
Cultura organizacional e filosofia que promova a inclusão
Ao nível da escola, ou de outra organização educacional, é crucial a existência duma cultura e duma filosofia aceite por todos, baseadas em atitudes positivas, que acolham a diversidade de alunos nas salas de aula e respondam às diversas necessidades em matéria de educação.
Políticas que promovem a inclusão
A promoção da qualidade na educação inclusiva requer uma política claramente definida. O objectivo da escola para todos deve ser fomentado através de políticas educacionais e apoiado por uma filosofia e liderança de escola e por práticas dos professores.
Legislação que promove a inclusão
Para que possa ter impacto sobre a educação inclusiva, a legislação deve estabelecer claramente a inclusão como uma meta. Neste sentido, a legislação de todos os sectores públicos deve conduzir à prestação de serviços e à melhoria dos processos que favoreçam a inclusão educativa.
Alargar a participação para aumentar oportunidades educativas para todos os alunos
A meta da educação inclusiva é alargar o acesso à educação, promover a plena participação e dar oportunidade aos alunos, vulneráveis à exclusão, de realizarem o seu potencial.
Educação e formação sobre educação inclusiva para todos os professores
Para trabalhar eficazmente em contextos, os professores precisam de ter valores e atitudes apropriadas, competências, conhecimentos e compreensão.
Os princípios-chave aqui apresentados centram-se nos aspectos dos sistemas educativos, que abarcam desde a legislação nacional ao trabalho realizado nas escolas, e, que julgamos ser cruciais para promover a qualidade na educação inclusiva e apoiar a inclusão de alunos com diferentes tipos de NEE, nas escolas regulares.
Uma pessoa anônima,que erra, acerta, tem sonhos, se deprime, debocha, da gargalhadas,chora! Um blog que contará algumas passagens,pensamentos de como é ser mãe de um pequeno Autista! Com intuito de ser verdadeiro, sem medo de ser politicamente (in)correto, não quero agradar ou desagradar os gregos e troianos. Eu existo...Nós existimos Eu, um filho de 11 anos e meu pequeno autista de 8 anos. Unidos pelo coração e genética. Como sou conhecida? "- Ah! Aquela que é a Mãe do Autista!!!!!"
A Mãe do Autista
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário