A Mãe do Autista

A Mãe do Autista
...Investi tudo naquele olhar...Tantas palavras num breve sursurrar...paixão assim não acontece todo dia!

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Não cuidei e mim, mas como cuidar?

Confesso que não tem sido fácil esse dias. Ao cabo das férias estou eu na últimas.

Eu me sinto como o seriado do Espectro Man, um filme japones daqueles dos anos 80, onde qdo ele estava quase morrendo a luz na cabeçla começava a piscar.

Mas senti que dessa vez eu deixei passar dos limites.
Não cuidei e mim, mas como cuidar? Essa semana chorava falando ao meu marido que estava cansada de cuidar de tudo e todo mundo, sentia falta de alguém que cuidasse de mim.

Cuidar, ser cuidado, isso é acima de tudo ter carinho, se preocupar.
Eu fui deixando acumular, coisas e não busquei ajuda, bom eu até estou indo a uma psicóloga , que eu acho que fez uma enorme diferença na minha vida, mas como eu disse pra médica ontem ela ajuda a ver o que eu não enxergo ajuda a organizar coisas da minha vida, mas o que esta lá dentro isso não resolve.

A verdade é que tenho dormido bem as minhas religiosas 8 horas, mas acordo sempre cansada, morta como se não tivesse dormido, esqueço tudo, deixo coisas no fogo e saio do ar, tenho que escrever tudo em uma agenda pra não esquecer, mas agora por fim, bateu a vontade de não sair pela porta, a compulsão por comida, que me faz engordar e me deixa mais pra baixo, a irritabilidade e o descontrole emocional, choro, choro, choro.

Voltei do posto de saúde com a bolsa cheia de fluoxetina, a velha companheira! E pro meu espanto tinha ido ao médico só em Abril do ano passado, é me perdi no tempo.
È que eu estou farta de andar em médicos e hospitais com o meu filho, que não tenho coragem de procurar pra mim.

Andei refletindo o que impulsionou essa minha queda vertiginosa, dentre muitas causas, uma que me deu a maior rasteira, foi a história da surdez do meu filho.
Como deixei escorrer pelos meus dedos, isso? Como alguém qualificado interpreta um BERA inresposávelmente, ele ja poderia estar usando o aparelho a dois anos, e alguma coisa poderia ter melhorado no comportamento dele.

Tenho estudado muito tbém sobre a surdez, a hiperatividade, toda essa agitação esta ligada a falta de audição...e o meu filho não pára!!!!!!!!!!

"...A criança desde seu nascimento recebe informações dos adultos aprende a inter-relacionar estas informações desde os primeiros anos de vida. Esta aprendizagem impulsiona o desenvolvimento, não como um fator biológico natural, mas como um fator relacionado as formas sócio-históricas que a criança está inserida. O atraso da linguagem nas crianças surdas causa um atraso na aprendizagem e consequentemente no desenvolvimento. Este percurso segue um caminho diferente dos das crianças que passam pela aprendizagem formal, escolar, sem dificuldades lingüísticas.
As brincadeiras, como todas as atividades da criança, são influenciadas pelo meio exterior. Esta atividade antecede a fala, e no decorrer do desenvolvimento essa situação se inverte, passando a fala a organizar e planejar a brincadeira. Se trata de simbolizações que passam por internalizações. A manipulação dos objetos é a primeira forma de brincar do bebê, não sendo planejada. Neste estágio a criança surda não se difere da criança ouvinte, saciando seu desejo de lidar com objetos, além disso, gestos que corresponda ao real, e movimentos são imprescindíveis na reprodução da realidade. A participação da criança ouvinte nas conversas com e entre adultos criando informações e significações mais amplas sobre objetos é o que vai diferenciar este desenvolvimento. Na idade pré-escolar, há um processo de mudanças continuas onde o desenvolvimento psíquico da criança prepara o caminho para a transição da criança para outro grau de desenvolvimento, gerando uma nova forma de consciência no desenvolvimento das futuras atividades. A brincadeira passa a ser uma ação lúdica, que passa por uma operação de meios pelas qual a ação é realizada, a operação segue a necessidades, e a imaginação surge.
A criança surda por sua dificuldade de generalizar e classificar, de estar sempre no tempo presente, neste estágio, em seu discurso interior, a dificuldade de comunicar, perceber relações, enfim de planejar a brincadeira, a deixam em desvantagem nesta atividade. A atividade de brincar, por não ser algo planejado, e sim o objetivo em si mesmo, não se torna uma ação, por não constituir de uma operação e de planejamentos, segundo analise de Leontiev. A criança brinca, mas de uma forma diferente.
Esta desvantagem da criança surda os deixa impulsivos e agitados, porque eles não conseguem entender o contexto e se adequar a ele..."

Bem autistico né? Realmente são comportamentos idênticos!






4 comentários:

  1. Mãe, não tem de se culpar...
    Seria logo dos primeiros rastreios a fazerem é o da audição... Quando a criança não verbaliza.
    E isso o medico é que tem de dar indicação, muitos autistas não flam e não são surdos nem tem nenhum problema auditivo...

    Quanto a nós mães ficamos sempre para segundo plano, como entendo esse seu desespero de também precisar de ser cuidada, também somos gente né...Mas o tempo para nós escapa, está sempre primeiro o outro...
    bjinhos e força

    ResponderExcluir
  2. Olá Mãe! Mãe de filhos lindos. Vi seu blog indicado no blog criado pela Ray com as belas imagens da arte do Filipe. Não tenho por perto uma experiência como a sua, mas irei fazer um curso para aprender a LIBRAS, e no dia da inscrição uma moça ao meu lado me falou que seu filho tinha a síndrome de Asperger, vamos estudar na mesma turma.Tenho tanto que aprender... Parabéns pelo blog!Seguirei aprendendo contigo e com o "Gui"!

    ResponderExcluir
  3. Ale, não tem pq se culpar.
    tudo a seu tempo, tudo a seu modo.

    Se cuida, vc precisa estar bem para dar o seu melhor.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. muito legal essa pesquisa sobre as pessoas com surdez e ralmente é muito parecido com autismo... agora que sabe como ajudar seu filho, apegue-se a isso e esqueça o passado... tudo tem a hora certa e se ao foi antes talvez seja porque nenhum dos dois estava preparado ou por outro motivo... acredito que nada é por acaso viu? Agora bola pra frente e gaste energia apenas com coisas positivas... nao se preocupe porque quem realmente gosta de vc sae das suas intensões e vc nao tem que provar nada pra ninguém! Quanto a se cuidar é importante... procure uma terapia e um tempo pra vc... converse com o marido de uma forma que nao pareça uma cobrança e tud vai dar certo. Lembre-se: cuidando de vc vc está cuidando do seu filho e da sua familia! beijos

    ResponderExcluir