A Mãe do Autista

A Mãe do Autista
...Investi tudo naquele olhar...Tantas palavras num breve sursurrar...paixão assim não acontece todo dia!

sexta-feira, 19 de março de 2010

Depois da reunião da escola do meu filho mais velho vinha caminhando pela universidade e observando os estudantes.
Tinha um grupo de Angolanos, percebi porque apesar de estarem falando “criolo”, escapava um sotaque português no meio da conversa, dando a pista da nacionalidade.

Passei a pensar em comunicação, fala idiomas, e tentar entender a comunicação de um autista, estou lendo um livro muito interessante que nos mostra como acontece esse processo, como é tão diferente.

Não entendo por que meu filho às vezes diz algumas palavras, e depois passa meses sem pronunciá-las, houve palavras que nunca mais disse como Pan (pão), Bôhlu (bolo) será que estão guardadas ali na memória?

Em questão de comunicação o que me angustia mais não é ele não falar, mas ele não entender as coisas, claro houve tempos piores, em que se percebia no olhar dele que estava perdido e com certeza ele pensava o mesmo de mim.
Eu sempre comparo “ele é um chinês” no Brasil, vai demorar pra nos entender... Mas vai aprender.

Autistas que falam várias línguas ao mesmo tempo sem ninguém os ensinar, meu filho que tem três anos ama montar quebra-cabeças de 100 peças, mas não consegue acenar com a mão qdo é pra dizer adeus.
Tantos mistérios escondidos em nossos cérebros, no pensamento, memória, a tantas coisas por descobrir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário