A Mãe do Autista

A Mãe do Autista
...Investi tudo naquele olhar...Tantas palavras num breve sursurrar...paixão assim não acontece todo dia!

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Essa semana começou a APAE. Estamos em três meninos da idade do meu, e cada um de um jeitinho diferente. Nesse primeiro passo temos que ficar junto com eles.

No meu caso deixá-lo sentado é muito complicado, a porta fechada pior ainda, ele parece um leão enjaulado, e eu fico sentada atrás dele tentando mantê-lo sentado para fazer as atividades.

Ele chorou muito, esperneou, qdo consegui fugia e ficava deitado no colchão "autistando", aquele movimento que ele faz balançando o corpo de um lado pro outro.

Claro que a nossa presença desequilibrou os outros, "elementos novos" no ambiente. Olha gente é complicado da um desgaste emocional e físico na gente, porque contê-los com força sem machucar é uma arte, fora gritos e choro.

Ele em casa faz muitas vezes a terapia sem sair da sala, mas ali a situação era outra, teria que esperar a vez!

Esperar a vez sem sair do lugar, que dificuldade! Fazer a tarefa que não interessa tudo isso são etapas a serem vencidas. Elas dizem pela experiência que conseguimos, eu acredito na experiência!

Confesso que fiquei um tanto frustrada, porque ano passado quando participei do congresso havia falado com essa professora da APAE, ela falou nas atividades feitas.

Comentei que tinha ficado com vontade de colocá-lo la, com uma psicopedagoga que havia o conhecido na escola, e estava tbém nesse evento.
Falou que “ele não era menino de APAE, era muito inteligente, vivaz, que eu deveria trabalhar com ele isoladamente para puxar mais por ele, e resto como aprender a sentar essas coisas já fazia na escola".

Às vezes é preciso muita humildade e ser sincera com o que se apresenta em nossa frente, e realmente ele se desenvolveu muito é muito inteligente, mas esta apresentando um grande problema comportamental, ele esta amadurecendo e antes de ser autista é um menino de quase quatro anos, percebo que já entendeu os papéis de quem convive com ele, e começa medir forças, mostrando seu caráter.

Pra ter uma idéia, ele estava fazendo uma atividade de colocar palitos coloridos em copos correspondentes, colocava errado e olhava pra gente com cara de sem vergonha dando risadas tipo , "isso eu já sei , vou “avacalhar"!


Ai penso nas fugas da sala de aula, na recusa em fazer atividades que não lhe interessa, percebi que perdi tempo, já podia estar numa outra fase, e ao contrário que a psicopedagoga disse, ele não senta em sala (não permanece por muito tempo), não consegue se controlar.
Aqui em casa na terapia o faz, mas esta sozinho, não precisa dividir atenção e espaço, mas no coletivo como vai ser? Como trabalhar a inclusão num caso desse?


O não falar dele hoje é uma coisa que não me angustia agora, aos poucos percebo a comunicação se manifestando, mas o que mais me preocupa são os comportamentos inadequados, se não há controle não há vida social nem pra ele nem pra nós aqui!

Estou muito feliz por começar essa etapa na APAE, me senti segura, amparada e compreendida por compartilhar essa nova experiência com os pais ali presentes!

6 comentários:

  1. Amiga, força vcs juntos vencerão!!!!!!!!!!!!
    VC em especial é uma gerreira que eu amo e admiro.

    ResponderExcluir
  2. Oi ,meu filho tem tbem quase 4 anos ,pelo o que voce fala ele é muito parecido com o seu filho, eles são muito expertos, testa a genteo tempotodo rsrsrsr, tbem estamos na fase de aprender a comer com talheres....boa sorte amiga que D'us te força, bjs

    ResponderExcluir
  3. Olá!

    Como você descobriu que seu filho era autista? Desculpe-me, mas não conseguir encontrar essa informação aqui.

    Olha, minha esposa e eu estamos vivendo um pesadelo enorme. Não sabemos o que a nossa filha de 4 anos tem. Ela é muito esperta, e se desenvolveu normalmente em várias áreas, exceto a fala. A professora da escola vive nos perguntando o que nossa filha tem e o porquê dela não a obedecer.

    Já fomos a dezenas de médicos mas até agora não tive uma resposta satisfatória. Tenho MUITO medo que nossa filhinha possa ser autista. Desculpe-me, mas é verdade, tenho medo.

    Hoje é meu aniversário - desculpe-me o desabafo - e me sinto sufocado com essa situação. Meu coração diz que minha filha não é austista, mas por que ela não compreende muitas coisas e não fala?

    Até mais....

    ResponderExcluir
  4. Oi Ivan, pegue meu email, vamos conversar
    alessakravitz@hotmail.com
    Felicidades no seu mês de aniversário...já fizesse o exame Bera?
    beijos!

    ResponderExcluir
  5. ola! gostei do seu blog, o meu blog tem quase o mesmo nome que o seu ^^
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Oi! gostei do seu blog, o meu blog tem quase o mesmo nome que o seu ^^
    beijos!

    ResponderExcluir