A Mãe do Autista

A Mãe do Autista
...Investi tudo naquele olhar...Tantas palavras num breve sursurrar...paixão assim não acontece todo dia!

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

A Lua Cheia e o Autismo

Das vezes que eu freqüentei a escola especial, ouvi alguns comentários que alguns alunos estavam agitados, e talvez fosse por causa lua cheia.
Eu já havia ouvido algo sobre a influência da lua nas pessoas com problemas mentais, e sempre fiquei na dúvida se era lenda ou verdade.
Depois que descobri o autismo no meu filho, comecei perceber, que em alguns períodos do mês ele realmente esta “atacado”, e por coincidência era lua cheia.

De um tempo pra cá, comecei a prestar mais atenção, e comecei levantar dados em pesquisas, e achei coisas interessantes.

A Lua é o astro luminoso mais próximo da terra. Tem um diâmetro de 3.460 km, está distante da terra cerca de 382 400 km.
Também é o astro que, além das repercussões que a sua força de atração exerce sobre o planeta que habitamos, influi de modo mais direto sobre o caráter, o destino e o funcionamento dos seres vivos.

O médico psiquiatra Arnold Lieber começou com a sua investigação sobre a Lua, quando era ainda um estudante de medicina. Quando trabalhava com doentes mentais, reparou que estes ficavam mais perturbados em ciclos regulares, outros médicos notavam padrões de aumento periódicos em úlceras e em ataques epilépticos.

A partir dessa base, o Dr. Lieber iniciou um projeto que se propunha a demonstrar as relações existentes entre o comportamento violento, tal como foi medido na altura exata da ação em casos de homicídio, e as fases da Lua.

Para ele, como a própria superfície da Terra o corpo humano é composto de 80% de água e 20% de sólidos. Esta água do corpo contida em três compartimentos principais:

1 – O intravascular – a água no sangue, que tem aproximadamente a mesma composição da água do mar.

2 - O Extra-Celular – água flutuando livremente nos tecidos, banhando as células.

3 – O Intra-Celular – a água nas células.

A água corporal move-se normalmente entre os três compartimentos. O equilíbrio do líquido pode-se modificar, contudo, por qualquer alteração nos fenômenos corporais.

Excesso de água no corpo causa tensão, dilatação e irritabilidade nervosa. Quando a gravitação lunar desorganiza o equilíbrio do líquido, resulta daí que uma pessoa fica sob tensão propensa a exploração emocional.

Ao longo dos séculos, muitos já disseram: “Deve ser noite de lua cheia”, numa tentativa de explicar acontecimentos estranhos. E até hoje, o nome da deusa romana da Lua continua sendo familiar: Luna, prefixo da palavra lunático (um dos sinônimos para louco). O filósofo grego Aristóteles (384 a.C. – 322 a.C.) e o historiador romano Plínio (23 – 79 d.C.), o Velho, sugeriram que o cérebro era o órgão mais úmido do corpo e, desse modo, mais suscetível às influências perniciosas da Lua, responsável também pelas marés. A crença no efeito lunar persistiu na Europa durante a Idade Média, se acreditava que alguns seres humanos se transformavam em lobisomens ou vampiros durante madrugadas de lua cheia


Ainda hoje, muitas pessoas acreditam que os poderes místicos do satélite da Terra induzem comportamentos erráticos, surtos psicóticos e suicídios; crêem que, por deflagrar a agressividade, fazem aumentar o número de homicídios, de acidentes de trânsito, de violência por parte de torcedores e jogadores profissionais durante as partidas e até de mordidas de cachorro. Um levantamento realizado nos Estados Unidos revelou que 45% dos estudantes universitários acreditavam que as pessoas afetadas pela Lua são propensas a comportamentos estranhos. Outras pesquisas sugerem que profissionais que trabalham com saúde mental podem estar mais inclinados do que as pessoas em geral a aceitar essa idéia.

Porém alguns estudiosos, críticos, já comprovaram que não há indício nenhum pra esses estudos:

Existem pelo menos três motivos, essa teoria pode “ir por água abaixo”. “Primeiro, os efeitos gravitacionais da Lua são muito pequenos para causar qualquer alteração significativa na atividade cerebral, que dirá, então, no comportamento.”

Em segundo lugar, a força gravitacional da Lua afeta apenas corpos de água abertos, como oceanos e lagos, mas não fontes contidas, como o cérebro humano. E, por último, o efeito gravitacional é tão forte durante a lua nova – quando ela é invisível para nós – quanto durante a fase cheia (quando se acredita que seu poder místico esteja mais intenso).

Porém o Dr. Lieber chegou à conclusão de que a influência dos ciclos lunares no comportamento humano e no fenômeno biológico é idêntica à que se verifica com as marés. Por outras palavras, a gravitação na água provoca no corpo humano uma pressão própria e estimula a atividade elétrica e hormonal

Como em todas as teorias “há os contras e os a favor”, achei coisas que tem haver com autismo, e eu fiquei pensando na questão da Lua e o Autismo, pois me lembrei da palestra de uma neurologista gaúcha que em suas pesquisas detectou que a amígdala que está dentro do cérebro dos autistas, é um pouco maior do que nas crianças não autistas.
Na proporção de um caroço de azeitona para um de pêssego, é muita coisa né?

Veja que interessante, a amígdala é uma pequena estrutura em forma de amêndoa, situada dentro da região ântero-inferior do lobo temporal, se interconecta com o hipocampo, os núcleos septais, a área pré-frontal e o núcleo dorso-medial do tálamo.

Essas conexões garantem seu importante desempenho na mediação e controle das atividades emocionais de ordem maior, como amizade, amor e afeição, nas exteriorizações do humor e, principalmente, nos estados de medo e ira e na agressividade.

A amígdala é fundamental para a auto-preservação, por ser o centro identificador do perigo, gerando medo e ansiedade e colocando o animal em situação de alerta, aprontando-se para se evadir ou lutar.

Em humanos, a lesão da amígdala faz, entre outras coisas, com que o indivíduo perca o sentido afetivo da percepção de uma informação vinda de fora, como a visão de uma pessoa conhecida. Ele sabe quem está vendo, mas não sabe se gosta ou desgosta da pessoa em questão.
O estímulo elétrico dessas estruturas provoca crises de violenta agressividade.

Se formos analisar a amígdala esta bem ligada a comportamento e características autísticas.

Foi onde comecei a divagar e pensar, se a gravitação na água pode provocar no corpo humano uma pressão própria e estimula à atividade elétrica e hormonal, essa pressão e mesmo essa atividade elétrica poderia causar certo desconforto ao autista? Pois dentro do cérebro ele já possuiria as amígdalas que já estão maiores que o normal, e talvez por isso ocorresse essa agitação em época de lua cheia.

Minha leitura em relação à lua é bem física, até pela minha formação em geografia e meio ambiente, não vejo pelo lado místico, da questão.
Mas são apenas hipóteses minhas, sem nenhum cunho científico que possa comprovar, mas que tem haver se analisarmos em primeira mão tem!

Coincidência, não sei!

Tenho notado que o Gui realmente fica muito agitado nessa fase de lua. Essa semana esta bem agitado; fui olhar ao calendário e a lua esta cheia.

Você já parou pra pensar nisso?

17 comentários:

  1. Realmente sempre notei que no dia da lua cheia o meu filho tambem fica mais agitado e agressivo.Ou as vezes mais distante,e mais triste.Sempre achei que ela influenciava sobre ele,mas nunca comentei porque poderia ser impressao minha.Gracas a Deus achei mais pessoas com a mesma crenca.Meu filho tem 28 anos, e as vezes penso que nao vou aguentar as mania e as crises dele.So Deus pode nos ajudar.Amem.

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante né? Eu acredito muito nessas coisas e não acho que seja misticismo... Lógico que acho que são um conjunto de fatores que os levam a agitação mas acredito que isso influencia muito... achei super interessante a parte da água e já li que por sermos 90% água as palavras influenciam na gente pois elas movem as moléculas e daí a benção do pensamento positivo.
    Adorei pois nunca tinha relacionado Lua com autismo... bem legal mesmo!

    ResponderExcluir
  3. Estou boquiaberta!!O Enzo essa semana tá impossível, eu e meu esposo estamos encabulados de como essa semana ele está elétrico e qd li seu artigo tudo ficou claro!!Nossa obrigada por esclarecer tantas coisas!!!

    ResponderExcluir
  4. Muito interessante.
    Sou Educador Especial, nunca tinha lido algo neste sentido.
    Parabéns pelos estudos.

    ResponderExcluir
  5. Boa noite,sempre notamos um aumento de agressividade e de ansiedade na lua cheia, uma psicóloga já havia nos alertado,realmente aconteçe de forma nítida.Obrigada.

    ResponderExcluir
  6. Oi,
    Tem um prêmio para você em meu blog,.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. bom dia eu tambem tenho convicao que quando a lua esta na nova ate a cheia as pessoas com esse poblemas fica pior eu tenho esperiencia minha filha tem poblema e toda familia sofre e nao e so eles todos nos mesmo sem poblemas ficamos mais irritados e com menas paciencia tudo sofre influencia da lua principalmente os que ja tem poblemaspois conheco muitos nessa situacao

    ResponderExcluir
  8. Olá,

    Artigo muito interessante.
    Vou prestar atenção nas reações do meu filho em noites de lua cheia.

    Parabéns pelo Blog!

    Abraços,

    Emilio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Parabéns pelo teu trabalho, realmente interessantíssima esta observação a respeito da lua cheia. Sou mãe de uma criança autista (6 anos), e já havia notado que, em determinados dias do mês, ele fica mais agitado e nervoso, apenas não havia associado à lua cheia... vivendo e aprendendo! Abraços

      Excluir
  9. REALMENTE TEM DIAS QUE AS CRIANÇAS FICAM MAIS AGITADAS, O ENGRAÇADO QUE MINHA FILHA SE CHAMA LUANA E ISSO AS VEZES É ATÉ BRINCADEIRA AQUI EM CASA FALAMOS OLHA O NOME DELA, ELA É DE LUA

    ResponderExcluir
  10. Tenho um filho autista,e quando a lua esta cheia ele fica muito mais agitado que o normal.Intrigante!!!

    ResponderExcluir
  11. Eu tenho um irmão que é deficiente mental. Ele tem 22 anos e eu já percebi que ele fica bem mais agitado e agressivo no período de lua cheia. E observei tambem q as crises dele começam 1 a 2 dias antes de entrar a lua cheia, mas as crises não persistem até o fim do ciclo da lua. Só Deus p/ dar muita paciência e sabedoria p/ sabermos lidar com entes com deficiência mental.

    ResponderExcluir
  12. Muito interessante! Tenho um filho de 3 anos com autismo e meu marido já tinha levantado esta questão em casa sobre a influência da lua, e realmente faz todo sentido, apesar de não está comprovado, devemos sim redobrar a paciência e os cuidados com nossos anjinhos nesta época, pois eles vão precisar.

    ResponderExcluir
  13. sim , a lua influencia todas as pessoas e pode ser que mais ainda as que tenham algum tipo de problema mental. Meu irmão tinha ataques epiléticos cada vez que lua ficava cheia. Percebi no meu emprego as pessoas mais irritadas, nos filhos a agitaçao em geral, desastres, acidentes. Se as pessoas ficarem atentas vão perceber muito facilmente como isso ocorre. Concordo muito com Célia, nós devemos ficar atentos e mais pacientes nesta época e sim orarmos muito.

    ResponderExcluir
  14. Sim, como mãe de um autista de 30 anos, pude notar ao longo destes anos que realmente a epoca do mês influencia muito no comportamento e no sono principalmente, causando maior agitação e ansiedade. Denise

    ResponderExcluir
  15. NÃO SOU AUTISTA OU MÃE DE AUTISTA. MAS TENHO DEPRESSÃO E CRISES DE ENXAQUECA. E há muitos anos notei que meu mal estar aumenta em época de lua cheia...hoje mesmo estou com enxaqueca e irritada sem motivo e fui olhar não deu outra, lua cheia. Deve haver algo sim que atinge algumas pessoas...espero que os cientistas descubram e assim possam nos ajudar.

    ResponderExcluir
  16. Sim...A lua interfere em pessoas hipersensíveis
    Causando em algumas dores de cabeça e estômago
    Agitação nervosa e ansiedade
    Aos céticos meu respeito!

    ResponderExcluir