A Mãe do Autista

A Mãe do Autista
...Investi tudo naquele olhar...Tantas palavras num breve sursurrar...paixão assim não acontece todo dia!

sábado, 26 de fevereiro de 2011

"...Eu finjo ter paciência..."




Eu estava pensando que tipo de lição eu poderia levar nessa vida, a conviver com um autista, e uma delas se não for a maior, é tal da paciência.
Comecei pelos dicionários e encontrei as seguintes definições:

Significado de Paciência
s.f. Virtude que faz suportar com resignação a maldade, as injúrias, as importunações etc.Perseverança, constância. Perder a paciência, começar a não poder mais esperar, suportar ou procurar. Revestir-se de paciência, esperar com calma.

Fala-se que dentre as sete virtudes, a mais difícil de desenvolver é a paciência, Paciência é uma virtude de manter um controle emocional equilibrado, sem perder a calma, ao longo do tempo. Consiste basicamente de tolerância a erros ou fatos indesejados.

Mas o que é uma virtude?
Virtude (latim: virtus; em grego: ἀρετή) é uma qualidade moral particular. Virtude é uma disposição estável em ordem a praticar o bem; revela mais do que uma simples característica ou uma aptidão para uma determinada ação boa: trata-se de uma verdadeira inclinação.
Virtudes são todos os hábitos constantes que levam o homem para o bem, quer como indivíduo, quer como espécie, quer pessoalmente, quer coletivamente.

Sendo a virtude uma qualidade moral particular, poderíamos dizer que a tal paciência não é para todos, não vem no kit de sobrevivência, mas pra quem precisa dela para poder conviver, é um exercício de superação, sublimação, para Aristóteles, se não for nata, "é uma disposição adquirida de fazer o bem, e elas se aperfeiçoam com o hábito".

Eu nunca me achei muito paciente, embora sempre fui de boa praça, na escola, com meus familiares , cada dia aprendo a ser mais paciente, e o mais difícil é ensinar meu filho a ser paciente, a esperar, ter calma, e penso que talvez nunca consiga.
Não é fácil suportar incômodos e dificuldades de toda ordem, de qualquer hora ou em qualquer lugar; persistir em uma atividade difícil, ainda mais qdo se criança, surdo e com pouca compreensão devido as limitações do autismo .
Do outro lado eu, tentando ter uma ação tranquila e acreditando que posso conseguir o que quero, ser perseverante, esperar o momento certo para certas atitudes, de aguardar em paz a compreensão que ainda não se tenha obtido, mas que missão...as vezes vejo as coisas ruindo ao meu redor e eu ali com cara de paisagem, uma aeromoça, o avião caindo e eu ali dizendo para todos estarem tranquilos.
Eu gostaria de ser convidada pela minha cidade para dar o grito de Carnaval, o "grito" literalmente, ia quebrar todas as janelas dos prédios, um Godzilla na Ilha na Magia, Floripa tá tão na moda ia ganhar um Óscar!
Isso tudo só pq meu pequeno esta sem atividades desde Dezembro, 24h comigo, só nessa segunda começou as atividades, mudou de escola, mas isso é coisa pra outros capítulos!

Capacidade de se libertar da ansiedade. Isso é ter paciência. Libertar-se da ansiedade é algo que luto desde sempre, mas agora por último bateu compulsão alimentar estava tomando lugar de todas as frustrações, eu não fumo, sequer bebo, mas é como uma droga um vício qdo se passa do limite. Mas agora estou sendo medicada, e as coisas voltaram ao controle.Voltei a ter paciência, então eu finjo ter paciência!
A tolerância e a paciência são fontes de apoio seguro nos quais podemos confiar. Ser paciente é ser educado, ser humanizado e saber agir com calma e com tolerância.
Isso quer dizer que não posso sair berrando pelas ruas e nem vou ganhar o Óscar!
A paciência também é uma caridade quando praticada nos relacionamentos interpessoais.
Então posso dizer que nossa relação é simbiótica, pq ele faz querer apropriar-me dessa virtude a tal paciência, que me faz olhar pra ele e acreditar que podemos aos poucos superar pequenos ou grandes obstáculos.
É se viemos para aprender uns com os outros, nessa caminhada vamos de mãos dadas aprendendo pelo caminho a tal paciência.
Para aqueles que tem uma visão mais espiritualista, talvez me diriam, calma é uma prova , é curtinha, já passaram juntos outras, mas nessa etapa é assim mesmo...qdo acabar essa ,vamos para uma outra!
Então tá ,respondo, mas é com ele de novo ? Se não, não quero rs!

Na minhas pesquisas sobre paciência encontrei uma música do Lenine, que seu quisesse traduzir em versos o que sinto seria mais ou menos isso :


Paciência Lenine

Mesmo quando tudo pede um pouco mais de calmaAté quando o corpo pede um pouco mais de almaA vida não paraEnquanto o tempo acelera e pede pressaEu me recuso faço hora vou na valsaA vida é tão raraEnquanto todo mundo espera a cura do malE a loucura finge que isso tudo é normalEu finjo ter paciênciaO mundo vai girando cada vez mais velozA gente espera do mundo e o mundo espera de nósUm pouco mais de paciênciaSerá que é o tempo que lhe falta pra perceberSerá que temos esse tempo pra perderE quem quer saberA vida é tão rara (Tão rara)Mesmo quando tudo pede um pouco mais de calmaAté quando o corpo pede um pouco mais de almaEu sei, a vida é tão rara (a vida não para não)Será que é tempo que me falta pra perceberSerá que temos esse tempo pra perderE quem quer saberA vida é tão rara (tão rara)Mesmo quando tudo pede um pouco mais de calmaAté quando o corpo pede um pouco mais de almaEu sei,a vida não para (a vida não para não... a vida não para).



Para quem quiser ouvir:











4 comentários:

  1. Ahhhh, minha Pisci querida!!!!
    Teu texto sobre paciência remete muito mais ao AMOR! És apaixonada pela vida e pelos teus flhos, daí vem tanta paciência...
    Te adoro e te admiro ...
    Bom Carnaval!!!

    ResponderExcluir
  2. Sou espírita e te digo... sobre tudo que tenho aprendido e estudado sobre o espiritismo eu conclui (é uma opinião pessoal) que a gente vem nesse mundo pra aprimorar a paciência... sabe porque penso assim? A paciência nos leva ao amor incondicional... porque a gente só ama "se" e devemos amar "apesar de". É difícil mesmo, muito difícil e quando menos esperamos estouramos e é sempre com quem mais amamos ou a pessoa mais íntima pois sabemos que depois vai passar e ela não vai vai ficar com raiva. Essa mundo é um mundo de provas sim mas devemos agradecer a oportunidade de estarmos aqui e aproveitá-la ao máximo. De vez em quando extravasar em alguma coisa não é errado mas que tal procurarmos canalizar isso para coisas boas... é fácil falar e na teoria tudo é lindo mas só de pensarmos é um passo... Fico na torcida para que as coisas melhorem (elas sempre melhoram, tenho fé).
    Amo Lenine e adoro essa música... Que bom que dividiu seu estudo coma gente e que pude refletir sobre isso!
    Tenha paciência com você tbm... afinal você mais do que merece!
    beijos de quem adora passar por aqui e que tbm acha muito difícil praticar a paciência (afinal acho que su TDAH) mas que está buscando isso no espiritismo e através da convivência diária com pessoas diferentes.

    ResponderExcluir
  3. Dei uma palestra essa semana sobre pasciência no Centro e sempre que penso nessa virtude, penso em quilíbrio e autoconctrole... como é difícil dosar tudo nessa vida né? Temos que evolui muito e para isso precisamos muito de problemas e de pessoas que tee pensamentos diferentes dos nossos... se todos fôssemos iguais o mundo seria uma chatisse...

    Vamos caminhando, com calma e serenidade! Beijos!

    Participa do concurso de fotos lá do blog!!! Tira foto das crianças de azul!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Amo muito essa música... e vale a pena ter paciência. Tudo tem um resultado. Lendo os seus relatos, acabei pensando que eles vieram para nos ensinar... para nos fazer mais do que ter paciência, para termos olhares diferentes ao que é muito igual. Boa sorte querida... vamos vencer, nem que o vencer seja apenas "ter paciência!". Um beijo no seu coração!

    ResponderExcluir