A Mãe do Autista

A Mãe do Autista
...Investi tudo naquele olhar...Tantas palavras num breve sursurrar...paixão assim não acontece todo dia!

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Comunicação, comunicação, comunicação...tem horas que ninguém se intende e tudo esta ali, evidente!

Perceber os sinais...como é difícil, e muitas vezes vejo que a falta de comunicação não é dele é minha.

Falo isso em relação ao tirar fraldas. Qdo ele faz coco, ele tira a fralda ou a cueca a onde estiver, claro que suja as perninhas e sai pisoteando tudo pela casa e vai pro chuveiro.

Tudo isso começou pq na escolinha qdo se sujava, elas o lavavam ( começamos a desfraldá-lo em out de 2009).

Portanto sempre que faz xixi, principalmente na cueca , já corre pro chuveiro e eu tenho medo pq ele pode escorregar, isso já aconteceu e abriu o queixo, então é aquela tensão, " fechou a porta?", "Chaveou?".É sempre em sentinela, e como cansa!

Faz dois dias que deixei de fralda qdo chega da aula a tarde. Ele vem e vai de ônibus escolar e colocamos com medo de acontecer algum "vazamento", e todos começarem a rir dele, isso já aconteceu e achei um pouco humilhante, até pq o irmão mais velho que estava junto ficou muito magoado por estarem rindo do irmão.E sabemos criança tbém é cruel, eu bem sei já fui uma tbém!
Mas voltando ao assunto, esses dois dias seguidos ele fez no mesmo horário, ele foi pro chuveiro, mas eu consegui tirar tudo a tempo e dei banho.

Hoje por um deslize deixamos a porta aberta e ele correu pra la, logo sentimos que o chuveiro estava aberto, era ele, mas não havia feito nada, tinha se molhado todo, e eu ainda briguei e o repreendi.

Ai ele voltou pro quarto, minutos depois vinha ele todo sujo pra porta do banheiro, e tudo pisoteado.

Ele tentou avisar do jeito dele, já devia estar sentindo vontade, era mais ou menos o mesmo horário dos dias anteriores, eu que não percebi, ele se comunica sim.

Dei banho, coloquei na cama de bebê que ele não pula, peguei um saco plástico, papel higiénico, um pano sentei no chão e fui limpando.

De certa forma aquilo me causou uma certa angústia, pq na minha mente comecei a imaginar fazendo aquilo daqui a 10 ou 20 anos. Comecei a pensar o que somos nós os seres humanos, que bastava um certo desequilíbrio ou algo errado na nossa formação, para que não consigamos controlar aquilo que é tão "humano" para todos.

Coisas de mãe, com medo de fracassar, de não ser capaz de ensinar ao próprio filho coisas tão básicas como usar um banheiro corretamente.

Lógico não vou desistir, eles conseguem, mas é muito difícil, tem horas que da vontade de deixá-lo de fraldas mesmo, por que não é todo dia que vc acorda com paciêcia de limpar o tempo todo.

Mas ai vc para e pensa...cuidado ele vai crescer vai virar um menino, um adolescente e um adulto e vai continuar fazendo e vc que vai continuar tratando disso tudo.

Não dá pra desistir!







Nenhum comentário:

Postar um comentário