A Mãe do Autista

A Mãe do Autista
...Investi tudo naquele olhar...Tantas palavras num breve sursurrar...paixão assim não acontece todo dia!

terça-feira, 7 de junho de 2011

Belle, artista além do autismo

Eu vi a Belle ao vivo e a cores poucas vezes, a mãe tbém nosso contato é por telefone e a internet, que pra essas coisas considero a melhor coisa que inventaram!

Ser mãe de autista inclui uma jornada diária de atleta rs, e muitas vezes conseguimos nos comunicar com os outros pais graças a tecnologia.

Eu fico muito orgulhosa pela Belle, porque eu me considero um pouquinho "parente" de toda família que eu conheci aqui da minha região, e confesso é maravilhoso qdo somos vistos, por que pela Belle vejo meu filho!

Parabéns Belle pela leveza,o colorido, a simplicidade, a beleza de sua arte, porque a arte reflete o que nós artistas somos!

E você é assim essa luz; porque sua família lhe respeita, lhe ama como você é, lhe inclui; acredita em você !

Olha a Belle Ai gente!!!!!!!!!!!!





“O Autismo não é algo que uma pessoa tenha, ou uma concha na qual ela esteja presa. Não há nenhuma criança normal escondida por trás do Autismo. O Autismo é um jeito de ser, é intrínseco, colore toda experiência, toda sensação, percepção, pensamento, emoção e encontro, todos os aspectos da existência. Não é possível separar o Autismo da pessoa. E se o fosse, a pessoa que você deixaria não seria a mesma com a qual você começou.” – Jim Sinclair – autista, 55 anos .

Conheci o Trabalho de Belle Feier, hoje com 17 anos e diagnosticada autista aos 4, por casualidade, através de uma amiga cujo

filho também é autista. Mães como minha amiga Cris e Kika, a mãe de Belle, que não têm vergonha e sim orgulho e buscam a inclusão de seus filhos na sociedade, permitem que possamos conhecer belas histórias de vida e de arte.
Belle desde pequena, mesmo antes de ser diagnosticada autista, gostava de desenhar. Sua única diferença nesse ponto comparada a outras crianças é que gostava de desenhar junto com seu pai sempre os mesmos desenhos, a rotina e repetição de padrão são características da criança autista.



Com o passar dos anos Belle não só desenhava, mas começou a pintar graças ao apoio de Valéria Llacer, professora de informática na APAE e também mãe de uma criança autista. Valéria ofereceu tela e tintas a Belle para que pintasse e levou uma tela pintada por Belle para um congresso europeu sobre arte autista. A tela de Belle ficou 2 anos sendo exibida na Europa em instituições ligadas ao autismo como maneira de difundir a idéia da arte no apoio e comunicação com autistas. Suas telas são caprichosas, muito coloridas, e com muitos detalhes. A exposição mostrou a
beleza que ela pode produzir, como a arte produzida por ela é bela e equivalente à produzida por outras crianças com talento artístico.

Em Florianópolis, onde mora Belle, a psicopegadoga Sandra Lamb conseguiu o apoio de um restaurante da rota gastronômica de Florianópolis e Belle fez sua primeira exposição com 10 quadros, todos foram vendidos, fez uma segunda exposição com 15 telas e novamente vendeu tudo.

Não sou um grande crítico de arte, mas analisei o trabalho da Belle e facilmente a categorizaria como uma pintora Naïf sem denotar qualquer distúrbio. O fato de Belle ser autista só valoriza o seu trabalho porque além da qualidade estética é uma prova à sociedade que iniciativas como APAE, apoio de
familiares e amigos, que respeitando limites e individualidades podem integrar crianças e adolescentes com autismo à sociedade. À Belle e sua arte desejo sorte e espero, agora que a conheço, poder estar presente em seu próximo vernissage.

Artigo escrito por Fernando Figueiredo. Fernando é colecionador, marchand e relações públicas de artistas, fundador do Artes Figueiredo que orienta e desenvolve carreiras artísticas assim como aconselha e orienta compradores e investidores em arte.Website: http://www.artesfigueiredo.com.brEmail: fernando@artesfigueiredo.com.br






Na caminhada do dia 2 de Abril.















Um comentário:

  1. UAU, adorei!!!! Depois, se você me puder passar o email da mãe, ficaria feliz pois quero publicar sobre ela e seus quadros lá no blog, na categoria "autista artista". Belo relato! Como é bom ver mães que se orgulham de seus filhos, que incentivam e vão em busca de melhores condições pare eles. Amo saber de profissionais sensíveis que vão além do profissional e torcem e querem o bem e a felicidade do próximo! Amei o post.

    Beijos!

    ResponderExcluir