A Mãe do Autista

A Mãe do Autista
...Investi tudo naquele olhar...Tantas palavras num breve sursurrar...paixão assim não acontece todo dia!

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Retina é a chave para maior visão periférica de surdos

Semana passada a educadora especial me contava que o Gui olhava pelos cantos dos olhos,rs, pois muitas vezes estamos tentando mostrar algo e ele parece que nem esta aí ou fazendo outra coisa.

Elas estavam ensaiando para o Boi de Mamão, e para isso mostraram um vídeo, enquanto isso a Interprete de Libras fazia o sinal do boi e do cavalinho.

E ele na nem ai, ela fazia e ele estava montando um quebra-cabeças estratégia que a professora usou para ele ficar na frente da TV.

Depois de muito tempo ele olhou pra Educadora Especial e fez o sinal do cavalo e do boi. Ah que malandro!!!!!!!!

Eu ainda disse pra ela eu tinha impressão que ele tem uma visão periférica, pois as vezes quero a atenção dele qdo esta olhando para frente por exemplo; e balanço os braços na lateral dele, heheheh, ele olha logo.
Ai ai Guigui e seus super poderes, olhos de camaleão, ahhahah

E hoje achei isso:

Retina é a chave para maior visão periférica de surdos
Estudos anteriores apresentavam apenas razões neurológicas

Pupilas foram analisadas através de Tomografia de Coerência ÓpticaInvestigadores da Universidade de Sheffield, no Reino Unido, descobriram o motivo pelo qual pessoas que nasceram surdas ou perderam a audição muito novas têm maior visão periférica.

De acordo com um artigo publicado no “PLoS One”, os cientistas encontraram, em deficientes auditivos, diferenças na distribuição das células do nervo da retina, o que lhes permite ver mais objectos nos extremos do campo de visão e, assim, ter uma melhor percepção do ambiente que os rodeia.

Investigações anteriores já tinham constatado que pessoas com deficiências auditivas viam melhor. No entanto, nesses trabalhos, a explicação assentava em factores relacionados com o córtex visual, a região do cérebro que processa a visão.

Este estudo britânico é o primeiro a explicar que este acréscimo de visão deriva de diferenças no desenvolvimento da retina. Para chegar a estes resultados, os especialistas analisaram as pupilas dos voluntários através de uma técnica denominada Tomografia de Coerência Óptica.

Trata-se de um exame computorizado indolor, que faz diversos cortes ópticos muito finos na retina e avalia a sua espessura e volume, permitindo verificar as alterações anatómicas do nervo óptico. Desta forma, foi possível detectar diferenças entre a formação da retina de pessoas com e sem deficiência auditiva. Os cientistas de Sheffield também avaliaram o campo visual e compararam os resultados com as análises das retinas.

“É a primeira vez que a retina é considerada como uma possibilidade para a ‘vantagem visual’ de pessoas surdas. Como tal, esta descoberta tem implicações na forma como percebemos o seu funcionamento. Com esta informação esperamos melhorar os cuidados visuais para pessoas surdas, pois este é o seu sentido mais importante”, declarou Charlotte Codina, primeira autora do estudo.



Um comentário:

  1. Que interessante, adorei que você contou um pouco da terapia dele. Adoro saber como são esses trabalhos...Sobre a visão periférica eu fiquei pensando: como vc é observadora! E adorei que tenha pesquisado e descoberto essa notícia. Tbm sou assim, tudo procuro pra saber as relações... Muito interessante essa informação! Beijos e bom feriado pra vocês!

    ResponderExcluir