A Mãe do Autista

A Mãe do Autista
...Investi tudo naquele olhar...Tantas palavras num breve sursurrar...paixão assim não acontece todo dia!

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Lola Terapeuta







A bichinha apareceu aqui com 2 meses de idade um “tisco” ainda tinha cheirinho de leite na boquinha, adoro o cheiro da boca de cachorro filhote.
Eu relutei o que deu para não ter cachorros embora seja uma apaixonada por cães e acredito piamente em seu poder terapêutico.

Meu tio apareceu com ela aqui dizendo que qdo chagava perto logo virava de barriguinha pra cima, naquela posição se submisso, perfeito para quem quer um cachorro pra andar com criança.

Se eu tivesse dinheiro gostaria de ter um cão guia para o Guillermo que, atualmente tem se mostrado um apaixonado por cães.

Qdo a Lola chegou era como se ela não existisse, apesar de ser muito lindinha, não despertou interesse algum pelo animal, o que já estava me deixando um tanto frustrada.

Em janeiro levei a cachorra pra casa do meu irmão na praia , e foi lá que a amizade começou.
Comecei a colocar bolinhas de ração na minha mão pra Lola comer, e um dia aquilo lhe chamou a atenção, e estendeu a mão para eu colocar na dele.
Foi só começar, todos os dias próximo aquele horário ele queria dar comida pra cachorra, e ela já andava atrás dele e qdo ele tirava uma soneca lá estava ela deitadinha junto dele.

Era muito engraçado qdo ele queria tocar nela, parecia que tinha alguma impressão em tocar lhe o pelo, uma sensação diferente, nojo, não sei, semana passada começou a pegá-la no colo, e sempre esta lhe dando beijos na cabeça.

Claro que a bichinha é limpinha, vacinada, toma direto remédio de vermes.

Hoje qdo ele acorda a primeira coisa que faz é abrir a porta pra Lola entrar em casa, se esta almoçando atira-lhe pedaços de comida, se ela vem roubar bolachas, ele a empurra com os pés, aprendeu a se defender, ela é bem espertinha, mas ele não é bobo! Nunca ensinei nada disso, são ações que partiram dele.

Ela rouba as peças de quebra-cabeças dele, às vezes ri acha graça, às vezes fica furioso e sai atrás dela, não da descanso pra ele afinal é uma criança tbém ainda vai fazer 1 ano em setembro.

São coisas interessantes de ver a ação e reação, ela propõem e ele joga, demonstra sentimentos, de raiva, alegria, ternura.

Não gosta que ela lhe lamba a cara, mas deixa lamber-lhes as mãos, e eu ficou as vezes olhando essa relação e me apaixono por essa dupla, e encantada por ela conseguir interagir com meu filho, depois da chegada da Lola ele deu um salto na sociabilidade.
Eu ensino truques de jogar algo e ela buscar ele adora, grita , faz sinal de muito bem, qdo ela traz de volta.

E se alguém esta por perto dele que não é da casa, ela anda na tocaia, outro dia a TO dele andou dando uns apertões nele, e ela rosnou não gostou não!


Ela tem uma enorme ternura no olhar, e já sabe certamente a sua missão, estimular o Guillermo!
Ganhou o apelido carinhoso de Lola Terapeuta, uma Fox Paulistinha, branca de manchinhas pretas, pelinho curto, pequenina.







Dicas para escolher um cão:

“Animais tem personalidade, a escolha de um filhote adequado tem quer ser depois dos 4 meses de idade , quando as características ficam mais evidentes, deve-se observar o comportamento na ninhada, junto com os irmãos.Tem os tímidos e medrosos, os extrovertidos, os dominantes que geralmente são mais agressivos e disputam por comida e atenção.Animais que apresentam comportamento agressivo ou medroso, não são ideais para trabalhar com crianças, deve-se preferir aqueles que se deixam manipular com mais facilidade.Um bom teste é colocá-lo de barriga para cima, os amigáveis se deixam manipular sem estressar.”

Com cachorro não da pra se emocionar e logo pegar um pra levar pra casa. Eles dão trabalho, fazem sujeira, tem personalidade.


Qdo vejo, por exemplo, que ela deixa de usar o local estabelecido para as necessidades fico louca, não consigo ensinar meu filho e nem a cachorra, e ficar limpando todo dia aff, teve horas horas que deu vontade de desistir e devolve-la.


Tem que se pensar bem antes de ter um cão; se vc já esta sem paciência com o filho, no nosso caso, autistas, só quem tem sabe com é o dia a dia, tem que ficar ciente que cachorro é outra responsabilidade.


Cães ajudam a diminuir stress em crianças autistas

Segundo uma nova pesquisa, cães-guias especialmente treinados podem reduzir o estresse em crianças com autismo.

Pesquisas anteriores já haviam demonstrado que estes cães podem ajudar crianças autistas em situações sociais e a melhorar a sua rotina diária. Mas o novo estudo é o primeiro a mostrar que eles podem trazer benefícios fisiológicos também.

O autismo é uma série de condições em que as crianças têm problemas para se comunicar, interagir com os outros e se comportar adequadamente em situações sociais..

Os pesquisadores mediram os níveis de cortisol na saliva de 42 crianças com autismo. Normalmente, a produção de cortisol atinge picos cerca de 30 minutos depois que uma pessoa acorda, e diminui ao longo do dia.A resposta do cortisol ao acordar das crianças foi medida antes, durante e após o cão-guia ser introduzido na família.

Os cães foram treinados para serem obedientes e manterem a calma, mesmo em ambientes caóticos..Os resultados mostram que os cães tiveram um grande impacto sobre os níveis do hormônio do estresse das crianças.

Os níveis de cortisol, o hormônio do estresse, diminuíram nas crianças após um cão-guia ser introduzido na família. Os cães também melhoraram o comportamento das crianças, reduzindo o número de problemas relatados pelos pais.

Nas duas semanas antes de os cães serem trazidos às casas, os níveis de cortisol das crianças aumentaram 58% durante os primeiros 30 minutos acordados. Mas quando os cães estavam presentes, essa resposta foi reduzida para um aumento de apenas 10%. E, após quatro semanas, quando os cães foram retirados das casas, a resposta do cortisol voltou a ter um aumento de até 48%.

Os pais também relataram uma diminuição de comportamentos problemáticos e perturbadores de seu filho, como birras, enquanto o cão estava presente. A média do número destes comportamentos caiu de 33, nas duas semanas anteriores à presença do cão, a 25 enquanto o animal fez parte da família.

É qdo o Gui ta muito agitado eu recorro a Lola Terapeuta, e tem dado certo,rs!







2 comentários:

  1. genteeeee, morri de amores por essas fotos! Adorei o relato e as verdades que vc escreveu... tem a parte boa e a parte chata mas quando a parte boa supera é tudo de bom! Foi bom vc ter dito pras pessoas pensarem antes de ter um cão pq muita gente irresponsavel abandona cães nas ruas e morro de pena. Amo cachorro e sempre quis ter um. Amei o texto explicando a relação de cachorro com autistas... Lu tem medo de cachorro mas ao mesmo tempo quer instigá-lo a ficar bravo (caracteristica de autismo... provacam o medo). Acho que se ele tivesse um cão iria ser ótimo mas ele mora em apto e minha mãe detesta cães dentro de casa. Amei o post.
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Ali, que amor lindo, heim, querida... O Gui é cercado de amor, e toda essa dedicação e investimento ao desenvolvimento do bonitão trará, a cada dia, resultados positivos, querida. Amor demais, linda!!!

    ResponderExcluir